O PTI

Apresentação

A Fundação PTI estimula e promove o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação, por meio de ações de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento de protótipos, novos produtos e serviços inovadores, de interesse da Itaipu e do território.

 

Fomento à Pesquisa

 

A cooperação técnico-científica com a Fundação Araucária, firmada em 2012, visa ampliar essas ações, por meio de contrapartes de igual valor na aplicação em bolsas de pesquisa. Toda concessão de bolsa está associada diretamente à formação de alunos de graduação e de pós-graduação, nos níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado, e de professores e pesquisadores das universidades e instituições de pesquisa sediadas no Estado do Paraná.

 

Somente em 2014, foram 305 projetos submetidos, 187 bolsas concedidas, 2.328 trabalhos publicados, 77 apoios à participação em eventos e 13 apoios à realização de eventos.

 

O PTI vem se consolidando como um importante ambiente de produção científica e de inovação tecnológica. A ampliação, ano a ano, do seu espaço físico possibilitou instalar, por meio de uma parceria entre a Fundação PTI e a Universidade Corporativa Itaipu (UCI), uma moderna infraestrutura de centros e laboratórios, que já são referência em temas como geoprocessamento, tecnologias abertas, segurança de barragens, automação, entre outros.