Polo Astronômico

Inaugurado em maio de 2009, o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho possui uma estrutura com características exclusivas, pois desenvolve atividades dialogadas e interativas de observação com telescópios e sessões de planetário.

 

Construído para disseminar os conceitos astronômicos, atua dentro da filosofia de Popularização das Ciências objetivando com isso a formação de uma cultura científica e um ensino de qualidade. O Polo Astronômico é certificado pela International Astronomical Union - IAU estando, assim, incluído no seleto grupo de observatórios qualificados a observação de asteroides.

 

A estrutura do Polo contempla uma área de 800m2 construída com sala de aula, biblioteca especializada, exposição de modelos de planetas e satélites, além da coleção de meteoritos raros. Na área externa o visitante pode conferir o relógio de sol analemático, observatório solar indígena, um sítio meteorológico e o radiotelescópio.

 

Todo o complexo faz parte dos atrativos turísticos do Destino Iguassu e está inserido no rol de atrações do Complexo Turístico Itaipu.

 

As atividades se desenvolvem com três focos:

 

  • Informacional: Na condição de um centro de ciências o Polo Astronômico realiza atendimentos rotineiros a estudantes de todos os níveis de ensino nos três países que compõem a Região Trinacional do Iguassu;

  • Formacional: Qualificação de professores do ensino fundamental e médio da rede pública, uma vez que no estado do Paraná o ensino de Astronomia é tema estruturante do currículo;

  • Pesquisa e observação: Monitoramento e observação de astros cujas dinâmicas são pertinentes ao contexto científico, esta atividade se faz por meio de telescópios diversos, câmaras ccd e demais acessórios.

 

Em 2013:

 - 8.854 estudantes atendidos;

 - 551 professores atendidos;

 - 132 professores qualificados em astronomia;

 - 4 eventos científicos nas áreas de astronomia e ciências afins;

 - 3.977 pessoas atendidas durante atividades itinerantes;

 

Turismo

- 7.517 visitantes (turistas);

- 14 monitores qualificados em astronomia para o atendimento turístico.

 

 

As atividades nesse centro de ciência ocorrem por meio de um agendamento prévio pelo e-mail: poloastronomico@pti.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3576-7203.