Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb)

O Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb) atua no desenvolvimento de soluções estratégicas em segurança de barragens, por meio de pesquisas aplicadas, realizadas pelas universidades parceiras e pelo meio técnico da Itaipu. Essa integração permite a formação de competências essenciais para o desenvolvimento das pesquisas e para a inovação tecnológica, tornando o Centro um dos instrumentos de gestão do conhecimento para a Itaipu e referência para outras empresas do setor elétrico.

 

Os projetos de P&D+I do Ceasb utilizam a base de dados e documentos técnicos da Itaipu sobre o comportamento da barragem e demais sistemas.

 

Linhas de Pesquisa:

 

- Modelagem 3 D

Aplicação experimental de técnicas de modelagem tridimensional para representação de estruturas civis e mecânicas de usinas hidrelétricas. A representação tridimensional de estruturas  e componentes de usinas hidrelétricas consiste em uma inovação incremental com aplicações que transcendem a representação gráfica para projetos.

Em 2012, foram entregues as modelagens das estruturas civil, mecânica e de instrumentação da Usina de Itaipu.

 

- Modelagem e Simulação

Utilização de ferramentas de modelagem e simulação numérica computacional em estruturas e equipamentos que compõem uma Usina de Itaipu. Em 2012, foi realizada a simulação do comportamento de um bloco chave em relação ao escoamento imposto.

 

- Robótica

Construção de equipamentos capazes de realizar inspeções e reparos em setores submersos e de difícil acesso, representando uma importante etapa do processo de segurança e manutenção dessas instalações. Em 2012, foram desenvolvidos testes experimentais dos sistemas de visão, propulsão e de comunicação, além da construção da primeira versão do ROV (protótipo).

 

- Instrumentação

Estudo de um modelo de automatização do Processamento Digital de Sinais com Protocolos de Comunicações e Reconhecimento de Padrões.

 

- Geotecnia

Pesquisas sobre o maciço rochoso localizado na área das obras de Itaipu, a alterabilidade dos derrames basálticos e o comportamento das barragens de terra para a avaliação dos deslocamentos e da distribuição das pressões neutras. Em 2012, também foram estabelecidos um banco de dados geotécnico e um grupo de pesquisa na área.

 

- Limnologia

Foram desenvolvidas duas dissertações de Mestrado nos temas: “Avaliação da variação temporal da comunidade de fitoplâncton em um braço do Reservatório de Itaipu – Monitoramento de longo período” e “Estudo Temporal da Estratificação Térmica e Química no Reservatório da Usina Hidroelétrica de Itaipu e suas Influências na Barragem de Concreto (Monitoramento de Longo Período)”.

 

- Base de Dados

Desenvolvimento de ferramentas computacionais e soluções tecnológicas, utilizando o sistema PI (Plant Information), da OSIsoft, para o gerenciamento de processos produtivos das organizações. Em 212, foram desenvolvidos os seguintes sistemas: Sistema Front-end PI; Sistema de Analise e Processamento de Sinais (SWAPS); Sistema de Monitoramento das Unidades Geradoras (SMUG);  Sistema Estimador de Estados – teste front-end PI; importação de desenhos da modelagem 3D para a realidade aumentada.
 

 

Sistema de Cadastro de Barragens – Base de Dados do CBDB

Por meio de uma parceria com o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), o Ceasb também atuou no desenvolvimento do Sistema de Cadastro de Barragens, que permite o gerenciamento de bancos de dados sobre as barragens brasileiras. Lançado em maio de 2012, o Sistema se justifica pela necessidade do conhecimento dessas informações por parte da Eletrobras, e de outros órgãos do poder público, para o desenvolvimento de suas atividades.
 

 

Lançamento do Doutorado em Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia

A aula inaugural do primeiro curso de doutorado da Região Oeste do Paraná foi ministrada em março de 2012, no PTI. O curso de Doutorado em Engenharia com ênfase em Métodos Numéricos, modalidade interinstitucional (Dinter), é resultado de uma parceria firmada entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Itaipu Binacional, por meio da Universidade Corporativa Itaipu (UCI), e a Fundação PTI, por meio do Ceasb, e a Unioeste.

O doutorado contribui de forma significativa para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas junto Ceasb, além de fortalecer as condições para a criação de novos cursos de pós-graduação na região.

 

 

 

 

Vejam as traduções, preparadas pelo Núcleo Regional do Paraná e patrocinadas pela Itaipu Binacional, dos livros da ICOLD "As barragens & a Água do Mundo" e "80 anos - barragens para o desenvolvimento sustentável".

 

DAMS AND THE WORLDS WATER - traducao.pdf ( 11mb)
www.cbdb.org.br/publicacoes/DAMS_AND_THE_WORLDS_WATER_traducao.pdf

 

ICOLD 80 YEARS - traducao.pdf (7Mb)
www.cbdb.org.br/publicacoes/ICOLD_80_YEARS_traducao.pdf