Complexo Turístico Itaipu

Desde 2007, a Fundação PTI é responsável pela operação e gestão do Complexo Turístico Itaipu (CTI), contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias de suporte à sua operação,  práticas de educação para o turismo  e aumento do fluxo e permanência de visitantes nos diversos atrativos oferecidos pela Usina.

 

O Complexo é singular por apresentar características de um projeto finalístico e de áreas funcionais, o que o classifica como uma unidade de negócio dentro da estrutura da Fundação PTI. Além disso, sua equipe é responsável pela operação do turismo na Usina, o que difere da estratégia da Fundação de articular as operações para terceiros. Para tal, necessita de uma estrutura funcional própria, com as áreas de planejamento e controle, comercial, operacional e financeira.

 

Com qualidade e inovação, a Fundação PTI implantou melhorias nos atrativos e serviços turísticos do CTI, além de contribuir para o fortalecimento do turismo na região e com a ampliação de oportunidades de emprego e renda.

 

Certificação ISO 9001:2008

 

Os atrativos turísticos oferecidos pela Itaipu foram os primeiros do País a receber o selo internacional de qualidade ISO 9001:2008. O documento, que  atesta a boa gestão e operação do Complexo Turístico Itaipu, foi emitido em 2012 pelo Grupo BSI, uma das certificadoras oficiais da norma. Graças ao trabalho realizado pela equipe do CTI, a certificação foi mantida em 2013, atestando a boa gestão e operação do Complexo.

 

Satisfação

A qualidade do atendimento turístico também foi medida por meio de avaliações de satisfação dos clientes, realizadas mensalmente. A nota média de satisfação foi de 9,5 pontos. Os visitantes analisaram requisitos técnicos e operacionais sobre o atendimento e qualidade do serviço prestado.

 

Inovações:

- O CTI inovou ao humanizar a visita panorâmica, com a contratação de ex-barrageiros como guias;

- Um novo atrativo foi lançado  pelo CTI em 2012: o Test Drive Veículo Elétrico;
- O Ecomuseu reabriu as suas portas e apresentou um novo atrativo: uma maquete  de 76 metros quadrados, que permite ao visitante uma viagem pedagógica pela fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina;
- A Iluminação da Barragem passou a ter novas luzes e a inclusão das quatro torres de transmissão localizadas sobre a barragem. O projeto foi criado por Peter Gasper, um dos pioneiros do campo do lightning design no País.
 

Conquistas:

Em 2013, a Itaipu foi apontada como um dos principais atrativos turísticos do Brasil e do continente, segundo os usuários do site TripAdvisor, na pesquisa Traveller' Choice 2013.

Na categoria "Principais pontos de referência no Brasil, a Itaipu conquistou o terceiro lugar, ficando atrás somente do Crsito REdentor, no Rio de Janeiro, e da Rua das Pedras, em Búzios. Já entre os "Principais pontos de referência na América do Sul, obteve a 15ª colocação.

 

Em 2012, o CTI atingiu um número histórico de visitantes: 473.082

  • número 21,12% superior ao de 2011;
  • 82.87% foram visitantes brasileiros;
  • 5,05% de países do Mercosul;
  • 12,08% de outros países.

Em 2013, o CTI atingiu um número histórico de visitantes: 586.307

 

Para conhecer as opções de passeios do Complexo Turístico Itaipu, visite o site: www.turismoitaipu.com.br