Complexo Turístico Itaipu

Desde 2007, a Fundação PTI é responsável pela operação e gestão do Complexo Turístico Itaipu (CTI), contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias de suporte à sua operação, práticas de educação para o turismo e aumento do fluxo e permanência de visitantes nos diversos atrativos oferecidos pela Usina.

 

O Complexo é singular por apresentar características de um projeto finalístico e de áreas funcionais, o que o classifica como uma unidade de negócio dentro da estrutura da Fundação PTI. Além disso, sua equipe é responsável pela operação do turismo na Usina, o que difere da estratégia da Fundação de articular as operações para terceiros. Para tal, necessita de uma estrutura funcional própria, com as áreas de planejamento e controle, comercial, operacional e financeira.

 

Com qualidade e inovação, a Fundação PTI implantou melhorias nos atrativos e serviços turísticos do CTI, além de contribuir para o fortalecimento do turismo na região e com a ampliação de oportunidades de emprego e renda.

 

Certificação ISO 9001:2008

 

Os atrativos turísticos oferecidos pela Itaipu foram os primeiros do País a receber o selo internacional de qualidade ISO 9001:2008. O documento, que atesta a boa gestão e operação do Complexo Turístico Itaipu, foi emitido em 2012 pelo Grupo BSI, uma das certificadoras oficiais da norma. Graças ao trabalho realizado pela equipe do CTI, a certificação foi mantida em 2013, atestando a boa gestão e operação do Complexo.

 

Satisfação

A qualidade do atendimento turístico também foi medida por meio de avaliações de satisfação dos clientes, realizadas mensalmente. A nota média de satisfação foi de 9,5 pontos. Os visitantes analisaram requisitos técnicos e operacionais sobre o atendimento e qualidade do serviço prestado.

 

 

Em 2015, o CTI registrou um crescimento de 5,3% no número de visitantes atendidos. Ao todo, 521.839 turistas visitaram os atrativos do Complexo.

 

Desde que assumiu a gestão do CTI, em 2007, a Fundação PTI atendeu 3.726.809 visitantes.

 

521.839 turistas, em 2015

3.726.809 turistas, de 2007 a 2015

 

 

Fundo Tecnológico

 

Além de investir na qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes, a Fundação PTI também destina parte dos recursos arrecadados com a venda de ingressos para ações voltadas à educação, ciência, tecnologia, inovação, cultura e empreendedorismo, por meio do seu Fundo Tecnológico.

 

R$ 3.071.395,97 aportados para o Fundo Tecnológico em 2015

R$ 17.497.179,48 aportados para o Fundo Tecnológico de 2007 a 2015

 

 

Prêmios e Certificações

 

• Vencedor do Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação, concedido pela Organização Mundial do Turismo (OMT). O prêmio, considerado o mais importante do turismo mundial, foi entregue em janeiro de 2016, em Madrid – Espanha. No entanto, a indicação do CTI ocorreu em 2015;

 

• Eleito o quarto principal ponto de referência do Brasil pelo TripAdvisor, um dos mais importantes sites de viagem do mundo;

 

• Segundo colocado no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade no Turismo, na categoria “Parceiros Institucionais”. A premiação reconhece experiências bem-sucedidas em práticas de sustentabilidade na cadeia turística nacional;

 

• Primeiro colocado no Prêmio Alvar Nunez Cabeza de Vaca, na categoria “Compromisso Social”. Promovido pelo Instituto Polo Internacional Iguassu, esse prêmio é uma homenagem às pessoas e empresas que praticam ações de destaque para o turismo em Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú.

 

Para conhecer as opções de passeios do Complexo Turístico Itaipu, visite o site: www.turismoitaipu.com.br