Espaço do Barrageiro

A história dos milhares de trabalhadores que construíram a Usina de Itaipu é contada no Espaço do Barrageiro, projeto desenvolvido em uma parceria entre a Itaipu e o PTI. Trata-se de um local que visa recuperar, preservar, valorizar e difundir a memória desses trabalhadores.

 

O PTI está instalado nos antigos alojamentos dos barrageiros e, para homenageá-los, preservou um de seus ambientes: a sede do Espaço do Barrageiro, que já dispõe de quatro salas abertas à visitação:

 

Sala da Contextualização

 

Na Sala de Contextualização, o visitante pode acompanhar fatos importantes que aconteceram na Itaipu, no Brasil e no mundo naquele período, por meio de um vídeo de três minutos. As paredes dessa sala são forradas com as principais manchetes e reportagens de jornais do período da construção de Itaipu (de 1977 a 1982). Algumas das principais revistas da época estão à disposição nessa sala, para leitura e manuseio do visitante.

 

Sala das Artes

 

Na Sala das Artes o visitante poderá observar de perto as paredes grafitadas por um barrageiro, artista nato paraguaio, que morou nos alojamentos de 1977 a 1988. Um painel mostra algumas fotos antigas que relembram os fatos artísticos no canteiro de obras da usina. Ainda nessa sala, o visitante poderá conhecer alguns dos poemas e letras de músicas criadas por barrageiros, na época da construção.

 

Quarto do Barrageiro

 

Reconstituído com móveis originais, cobertores e objetos da época da construção, que cumprem o papel de oferecer elementos para o conhecimento da vida dos barrageiros em seus alojamentos.

 

Estúdio

 

Histórias dos barrageiros contadas, por eles, em entrevistas documentadas.

 

COMO VISITAR?

 

Visitas especiais ou técnicas podem ser agendadas pelo e-mail: espacodobarrageiro@pti.org.br ou pelo telefone (45) 3576-7432.