Curso de “Atualização em Energias do Biogás” inicia oitava turma

Curso de “Atualização em Energias do Biogás” inicia oitava turma

As aulas serão ministradas na modalidade a distância e com carga horária total de 90h

 

Tiveram início hoje (14), as aulas da oitava turma do curso de “Atualização em Energias do Biogás”. Promovido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis com ênfase em Biogás (CIER-Biogás) e apoio da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), Cooperativa Agroindustrial Lar e Embrapa Suínos e Aves, o curso visa promover a atualização de profissionais para atuarem em questões energéticas e econômicas ligadas ao Biogás.

 

Com carga horária de 90h, o curso será ofertado integralmente a distância abordando temas como o cenário das Energias Renováveis Paraná e Brasil, a economia do Biogás, o Marco Regulatório para produção de Biogás e conversão energética, e os fundamentos biológicos para produção de Biogás. Além das demandas técnicas para o planejamento da produção e as demandas econômicas e administrativas para produção.

 

As aulas serão ministradas pelo superintendente da Coordenadoria de Energias Renováveis da Itaipu Binacional e coordenador do Centro Internacional de Hidroinformática, Cícero Jayme Bley Júnior, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz, o diretor executivo da GP Consult, Gilson Paulillo, o engenheiro agrônomo, Marcos Luiz de Paula Souza e os engenheiros ambientais Rafael Gonzalez e Leidiane Mariane, entre outros.

 

As inscrições para a nova turma, prevista para iniciar no dia 06 de março, estão disponíveis até 27 de fevereiro. Mais informações referentes ao processo de inscrição, documentação e cronograma podem ser obtidas no site www.webradioagua.org.br/ead, pelo e-mail contatoeadwra@webradioagua.org.br ou pelos telefones (45) 3576-7010 e (45) 3576-7038.

 

Por que fazer o curso?

A busca por fontes renováveis de energia com a finalidade de atender a demanda de consumo da sociedade vem ganhando força a cada dia. No caso do biogás, em virtude dessa fonte de energia ser obtida principalmente a partir da biomassa residual, este processo possibilita a transformação de um passivo ambiental em um ativo econômico.

 

Entretanto, apesar do segmento ser relativamente novo no Brasil, há uma carência de profissionais capacitados para desenvolver projetos dessa natureza. Nesse sentido, o curso de “Atualização em Energias do Biogás EAD” pretende, por meio de um conteúdo interativo e fundamentado, atualizar os profissionais que atuam ou possuem interesse em atuar nesse novo segmento do setor energético e ambiental.

 

Biogás

O biogás é resultado da biodigestão da matéria orgânica na ausência de oxigênio e pode ser obtido por meio do tratamento sanitário dos efluentes orgânicos gerados na produção agrícola e industrial.

 

O biogás pode gerar resultados diretos, como a obtenção de três tipos de energia – térmica, elétrica e automotiva – ou indiretos, como as demandas por serviços de planejamento, implantação, operação e manutenção dos processos de produção, distribuição e uso do biogás.