Protótipo de infográfico on-line mostra processo de geração de energia na Granja Colombari
Ao lado do DGB, Jorge Samek, a ministra Gleisi Hoffmann conhece o infográfico.

Protótipo de infográfico on-line mostra processo de geração de energia na Granja Colombari

No estande da Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na Expo Brasil Sustentável, no Píer Mauá, uma novidade tem chamado a atenção do público da Rio+20 – entre eles, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. Representando a Granja Colombari, em São Miguel do Iguaçu (PR), um infográfico on-line demonstra todo o processo de produção do biogás e sua conversão em energia elétrica.

 

O infográfico ainda é um protótipo e foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai), por meio de um convênio com a Itaipu e o PTI. Mais do que demonstrar de forma simples todo o processo de geração distribuída, o sistema reúne dados coletados em tempo real sobre a produção de efluentes, o volume de biogás produzido e a geração de energia.

 

O painel também mostra a quantidade de energia consumida pela propriedade e a vendida para a Copel, além do custo evitado e a receita proveniente da comercialização da energia. Todas essas informações podem ser acessadas pela internet.

 

Os dados são coletados a cada 15 minutos, por meio de instrumentos de medição instalados na Granja Colombari. Segundo o diretor técnico do Itai, Antonio Marcos Hachisuca, o protótipo foi construído para apresentar dados que comprovem a viabilidade do projeto. “O sistema provê informações que possibilitam avaliar se o projeto está gerando impactos positivos ou não”, explica.


Por enquanto, o protótipo reúne apenas as informações da Granja Colombari, mas, em breve, o sistema será ampliado para todas as unidades de demonstração e oferecido para produtores rurais e parceiros do projeto, que poderão acompanhar, em tempo real, toda a evolução da geração distribuída.

 

(JIE)