Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse)

 

Para atender demandas na área de energia, a Fundação PTI e a Itaipu, por meio da UCI, implantaram o Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse). Em parceria com o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai), o Lasse atua na realização de ensaios e simulações sobre o desempenho dinâmico de equipamentos e de sistemas associados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Como as pesquisas desenvolvidas no Laboratório também contribuem com o Plano de Modernização da Itaipu, que visa a atualização tecnológica da Usina, 16 empregados da Itaipu estão diretamente vinculados ao Lasse.

 

Em 2015, foi implantado o Sistema de Análise de Manutenção (SRM) da Subestação Isolada a Gás da Itaipu, que permite a análise de desempenho e falhas dos sistemas disjuntores e descargas parciais, visando aumentar a vida útil e diminuir o tempo de indisponibilidade dos equipamentos.

 

Outro sistema desenvolvido pelo Lasse – o de Monitoramento de Disjuntores (SMD) – foi premiado em 2015, durante o XXIII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), dentre os melhores trabalhos da área de Subestações e Equipamentos de Alta Tensão.

 

Já na área de Automação de Sistemas Digitais, o Registrador de Perturbações e Medição Fasorial (RPMF) permitiu aproximadamente 30 mil registros de perturbação nas unidades geradoras 14 e 15 da Usina de Itaipu. O equipamento, que acompanha em tempo real a operação da Usina e suas variações, permite uma análise de ocorrências e a antecipação de ações que limitem essas perturbações de forma coordenada e seletiva.

 

Desde 2008, o Lasse também prestou 51 serviços técnicos e tecnológicos relacionados à Simulação de Sistemas Elétricos, com o uso do RTDS®. Somente em 2015, 4 serviços foram prestados para a Itaipu.