Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse)

 Para atender demandas na área de energia, a Fundação PTI e a Itaipu, por meio da UCI, implantaram o Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse). Em parceria com o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai), o Lasse atua na realização de ensaios e simulações sobre o desempenho dinâmico de equipamentos e de sistemas associados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Como as pesquisas desenvolvidas no Laboratório também contribuem com o Plano de Modernização da Itaipu, que visa a atualização tecnológica da Usina, 16 empregados da Itaipu estão diretamente vinculados ao Lasse.

 

No que tange a Automação de Sistemas Digitais, a Itaipu iniciou, em 2014, os testes com o Registrador de Perturbações e Medição Fasorial (RPMF), equipamento que registra toda a operação da Usina e suas variações. Trata-se de uma solução ideal e personalizada para o ambiente da Itaipu, pois auxilia na análise de ocorrências no sistema elétrico de potência. A medição fasorial permite antecipar ações e operações, em tempo real, no sistema elétrico de potência para limitar perturbações, de forma coordenada e seletiva.

 

Também em 2014 foi entregue para a Itaipu o Sistema de Análise de Dados da Manutenção (SRM), para monitoramento de disjuntores e de descargas parciais. Esse sistema visa aumentar a vida útil e diminuir o tempo de indisponibilidade dos equipamentos.

 

Em relação à Simulação de Sistemas Elétricos, foram entregues as seguintes soluções: Plant Information Data Reference (PI-AF), ferramenta poderosa que fornece uma visão geral sobre os sistemas e processos e que será utilizada em técnica de Business Intelligence, para suporte à gestão de negócios da Itaipu; e projeto Medição Fasorial Sincronizada (MFS), que é uma aplicação para apoio à operação em tempo real da Usina de Itaipu, utilizando a ferramenta PI.

 

Desde 2008, o Lasse prestou 49 serviços técnicos e tecnológicos relacionados à Simulação de Sistemas Elétricos, com o uso do RTDS®. Somente em 2014, foram prestados 7 serviços.