Polo Astronômico

O Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho caracteriza-se como um centro de ensino não-formal, que tem a missão de divulgar e disseminar conhecimentos e técnicas relacionados à Astronomia e ciências afins. O espaço se integra aos atrativos turísticos do Destino Iguassu e está inserido no rol de atrações do Complexo Turístico Itaipu.

 

Inaugurado em 20 de maio de 2009, o Polo reúne, em 505,76 m² de área construída, planetário, observatório e plataforma de observações a olho nu. O espaço oferece diversas atrações, com atividades nos ambientes interno e externo.

 

Logo no hall de entrada, os visitantes deparam-se com o Espaço Universo, que contém exposições de réplicas em miniatura de sondas e naves espaciais, protótipos de planetas e simuladores do sistema solar. No local, também ficam expostos meteoritos diversos.

 

Observatório

 

Destinado às observações do céu real - tanto diurno quanto noturno – o Observatório possui três telescópios, incluindo um Schmidt-Cassegrain de 11” (280 mm), destinado à divulgação científica. Sua cúpula mede seis metros de diâmetro e, dali, é possível observar a Lua, os planetas, aglomerados estelares e algumas galáxias.

 

Relógio de Sol Analemático

 

Além de fornecer as horas a partir da sombra de quem o utiliza, a atração possibilita entender o movimento aparente do Sol durante o dia e ao longo do ano. O design deste relógio foi elaborado com base em elementos Guarani, constituindo-se, assim, um ponto de estudo da Etnoastronomia.

 

Plataforma de observação a olho nu

 

Neste espaço é possível praticar a Astronomia sem equipamentos. O visitante tem um panorama do céu estrelado sob o ponto de vista de diversas culturas, além de entender o conceito de constelação e diferenciar os vários tipos de astros visíveis no período. No local, ainda são oferecidas palestras explicativas acerca da Astronomia e ciências afins.

 

Planetário

 

Com uma cúpula de 11 metros de diâmetro e oito metros de altura, no Planetário são exibidas sessões temáticas, com recursos multimídia, que variam de acordo com a época do ano. Projetores especiais permitem a visualização de um céu estrelado virtual de qualquer latitude e em qualquer horário.

 

Sinopse das sessões de Planetário:

 

Um Ano Terrestre (duração máxima: 45 minutos): consiste num passeio pelo tempo e espaço, revelando detalhes das constelações que marcam o início de cada estação do ano, juntamente a uma viagem de exploração dos planetas do Sistema Solar e suas peculiaridades. Cometas, asteroides e todas as maravilhas do Universo são projetadas.

 

Viagem Cósmica (duração máxima: 45 minutos): mostra o entardecer de uma típica noite de inverno em nossa região: um céu pobre em estrelas. Porém, ao ser retirada, em segundos, toda a fumaça, fuligem e poluição presentes na atmosfera, é possível observar um céu verdadeiramente estrelado. Após o reconhecimento das principais constelações dessa estação, o espectador é convidado a fazer uma viagem pelo Sistema Solar e por fora da galáxia.

 

O céu de nossa latitude (Duração máxima: 25 minutos): o céu de verão da Latitude 25°, juntamente a uma história mitológica e a uma viagem pelos planetas do Sistema Solar, torna a apresentação bastante agradável.

 

A Quinca, o Pititi e o Albireo (infantil – duração máxima: 30 minutos): junto aos astronautas mirins Quinca, Pititi e ao computador de bordo Albireo, o público infantil é convidado, a partir da Estação Espacial Internacional (ISS), a conhecer todas as maravilhas e perigos do Universo.

 

A dança dos planetas (infantil – duração máxima: 40 minutos): com uma linguagem simples, o narrador leva o público infantil a soltar a imaginação para seguir viagem a bordo da Nave Planetário. Após a visita aos planetas... cuidado! A nave passa por gigantescos asteroides. Mas, no final, tudo acaba bem e os pequenos tripulantes são trazidos com segurança de volta à Terra.

 

Galileu 400 Anos (documentário): um documentário destinado a percorrer o período pelo qual o famoso astrônomo Galileu Galilei fez suas principais descobertas, desde as primeiras observações a olho nu até o aperfeiçoamento da luneta e descoberta de outros astros que não eram visíveis sem o equipamento óptico.

 

Uma noite no planetário (duração 25 minutos): viagem pelo sistema solar, onde o espectador percorre mais de 1 bilhão de quilômetros em poucos minutos. Mancha vermelha de Júpiter, anéis de Saturno e sensacionais imagens do universo completam esta apresentação, que nos leva ao conhecimento do cosmos.

 

O Aniversário de Pingo (infantil – duração 30 minutos): Pingo é um menino muito esperto que está completando 10 anos. Impossibilitado de comparecer à festa do neto, o avô de Pingo, um astrônomo profissional, lhe envia um presente muito especial: um par de partículas subatômicas que têm como missão explicar ao menino tudo sobre o Universo e as estrelas. Desconfiado a princípio, Pingo logo fica amigo do próton (a quem ele chama de Tontão) e do elétron (Lelé), e juntos eles passam uma inesquecível noite conversando sobre as estrelas, os planetas e as constelações. Indicada para o público acima de 6 anos.

 

O céu da bandeira (documentário – 40 minutos): viagem inesquecível e emocionante pelo tempo que nos leva a conhecer a origem das constelações de nossa bandeira, desde a primeira concepção até a bandeira brasileira atual.

 

Como visitar

As visitas turísticas ao Polo Astronômico são operacionalizadas pelo Complexo Turístico Itaipu. Para conferir os horários e obter mais informações sobre o atrativo, visite o site: www.turismoitaipu.com.br

 

Já as visitas de colégios ocorrem por meio de um agendamento prévio pelo e-mail: poloastronomico@pti.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3576-7203.