Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social – ConectaDEL

O ConectaDEL desenvolve e apoia o fortalecimento das capacidades de gestão integrada, de caráter público-privado, nos processos de desenvolvimento territorial na região Oeste do Paraná. Para tanto, são promovidos cursos de Desenvolvimento Territorial e de Gestão e Planejamento Público, proporcionando conhecimentos e mecanismos para que os atores locais desenvolvam e executem projetos cooperados.

 

Em 2015, foram implantados sete projetos cooperados com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fomin), envolvendo 18 instituições da região.

 

• Produção de Camarão de Água Doce na região Oeste do Paraná;

• Sistema de Monitoramento e Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Regional e Integrado;

• Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Pescado na cidade de Itaipulândia, no Paraná;

• Capacitação de Técnicos das Associações Comerciais e Empresariais da Região Oeste (Aces) para a Captação de Recursos;

• Organização dos Setores Produtivos do Leite, Suínos e Aves de Matelândia e Microrregião Oeste do Paraná, em núcleos setoriais;

• Criação da Agência de Desenvolvimento Empresarial Municipal de Ubiratã;

• Capacitação para a Gestão e Fortalecimento do Associativismo para a Implantação de Frigorífico de Filamento de Peixe em Porto Barreiro, no Paraná.

 

Desde 2013, quando o ConectaDEL foi implantado, 259 profissionais foram capacitados nas temáticas de Desenvolvimento Territorial e de Gestão e Planejamento Público. Somente em 2015, foram 51 capacitados.

 

Parceiros: Fundação PTI; Itaipu; Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fomin); Amop; Caciopar; Sebrae; Unioeste; Universidade Federal do Paraná (UFPR); Prefeitura Municipal de Palotina; Associação Palotinense de Aquicultura (Apaqui); Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic); Sicoob; Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (Aceu); Prefeitura Municipal de Ubiratã; SDC Coaching; Associação Comercial e Empresarial de Matelândia (Acima); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Associação dos Produtores de Leite de Matelândia (Aplemat); Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef-PR); Associação de Piscicultores de Porto Barreiro e Região; Prefeitura Municipal de Itaipulândia e Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná.