EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Projetos educacionais do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil são destaque no Technovação 2023 

PTI no Technovação

Compartilhe este conteúdo:

Feira é realizada de 24 a 27 de maio no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. 

Ciência, educação e tecnologia marcam a participação do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), na Technovação 2023, considerada a maior feira de inovação do Paraná e uma das maiores do Brasil 

O evento, promovido de 24 a 27 de maio, no Centro de Convenções de Cascavel, reúne palestras, exposições e uma série de atividades para debater o futuro das cidades e uso das tecnologias para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O PTI-BR está presente em todos os quatro dias da feira, em dois principais espaços, trazendo para o público do evento uma diversidade de atrativos. 

No estande, os visitantes têm a oportunidade de participar de jogos e desafios lógicos em 3D e MDF, todos produzidos no Labmaker Iguaçu – laboratório de ideação, prototipação e educação do PTI-BR que possibilita o desenvolvimento a aprendizagem prática por meio da cultura “mão na massa”. Um Quiz de perguntas e respostas sobre sustentabilidade, energia, tecnologia e inovação, com a possibilidade de concorrer a brindes, também garante a diversão de quem passa pela exposição da instituição.  

PTI no Technovação

É possível ainda conhecer os detalhes da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), que está com as inscrições abertas, o Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas, que neste ano chega a sua 20º edição e o ecossistema educacional do PTI-BR, com as oportunidades oferecidas pelas instituições de ensino. 

 Robótica e programação 

Outro atrativo é a oficina “Trilha dos Animais da Mata Atlântica”. Realizada nos dias 25, 26 e 27, das 13h às 15h, a iniciativa propõe a utilização de robôs programáveis em formato de cubos. O objetivo é percorrer um tabuleiro gigante a partir de desafios de eletrônica, robótica e lógica de programação. 

Segundo o analista educacional do PTI-BR, Marcos Vinicius dos Santos, a oficina foi criada a partir de um material desenvolvido pelo Centro de Tecnologias Abertas e IoT e transformado em conjunto com a área de Ciência e Educação em uma atividade pedagógica. “A atividade consiste em um jogo de tabuleiro gigante onde as peças se movimentam por meio de programação feita no celular ou tablet através de conexão Wi-Fi. O tabuleiro conta com alguns desafios durante o percurso que são atividades de eletrônica básica, construção de circuito elétrico, quebra-cabeças, todos com temáticas de sustentabilidade ou educação ambiental”, contou.   

Expedição do Conhecimento 

A Expedição do Conhecimento, uma parceria com a Itaipu Binacional, é outra atividade que traz a ciência e a educação ambiental, de forma lúdica e interativa. 

PTI no Technovação

De acordo com a assistente educacional do PTI-BR, Anne Paolle Jeziorny da Silva, no planetário móvel os visitantes têm a oportunidade de fazer uma viagem espacial e dentro do caminhão itinerante de participar de diversas atividades interativas, como observação no telescópio, escutar sons dos animais e conhecer um pouco mais sobre sustentabilidade, água e energia.  “O caminhão tem o grande objetivo de conscientizar toda a comunidade de onde a gente passa sobre a importância da preservação da água para que tenhamos rios e um ambiente mais saudável”, explicou.  

Palestras   

A participação do PTI-BR no evento também é marcada por uma série de palestras, debates e painéis sobre hidrogênio renovável: 

Nesta quinta-feira (25), no palco principal, o diretor Técnico do PTI-BR, Alexandre Leite, integrou o painel sobre os “Desafios e oportunidades para os ambientes promotores de inovação do Paraná”. Em seguida, os pesquisadores do Centro de Gestão Energética (GE), Angel Ambrocio Quispe e Dan Yushin Miyaji, apresentaram, respectivamente, as palestras “Hidrogênio Verde, perspectivas e avanços recentes no Parque Tecnológico Itaipu-Brasil” e “Baterias de sódio: uma solução para a sustentabilidade”. 

 Incentivo a inovação 

O diretor técnico do PTI-BR, Alexandre Leite, destacou positivamente a participação da instituição no evento e a relação com alcance da missão, a visão e a expertise do Parque Tecnológico. “Educação é uma das vertentes do nosso Parque. Educar é inovar. O mais importante aqui é fomentar essa curiosidade com a tecnologia e a inovação, de forma lúdica, por meio das atividades, da Expedição do Conhecimento e das palestras que temos ministrados no decorrer da feira”, reiterou.   

PTI no Technovação

“Com um público de docentes e discentes de todas as idades, está sendo um evento bastante produtivo que nos possibilita fomentar cada vez mais esse objetivo com as crianças, que vão ser o nosso futuro”, complementou o diretor técnico Alexandre.  

Primeiro visitante   

Assim que a feira abriu as portas para visitação, na tarde da quarta-feira (24), o técnico em telecomunicações, Rubens Galvão, foi o primeiro visitante do estande do PTI-BR no evento. Atualmente aposentado e residindo em Cascavel, ele contou o porquê se interessou em visitar a feira e também pode reviver a sua trajetória profissional com a Itaipu Binacional, instituidora do Parque Tecnológico localizado nos antigos alojamentos dos barrageiros. “O que me chama a atenção é porque eu gosto de tecnologia e pensei que o PTI estaria aqui, e está. A hora que eu vi o estande pensei vou lá visitar. A gente tem uma história de 22 anos trabalhados na usina – desde 77 – tenho muitas lembranças boas e reviver é emoção muito grande”, disse. 

PTI no Technovação

Sobre o Technovação 2023 

A expectativa do Technovação, promovido pelo Parque de Agroinovação Fundetec, é de receber cerca de 50 mil visitantes. O evento segue aberto para visitação até o sábado (27), das 9h às 22h, com entrada gratuita.  

Os assuntos que fazem parte da programação vão do desde o universo geek, a robótica, simuladores, empreendedorismo, educação 4.0, sustentabilidade, agronegócio, cidades inteligentes, competições de jogos, desafios, hackatons, além de uma ampla gama de oportunidades de negócios, aprendizado e lazer. 

A novidade desta edição de 2023 fica para o palco 360 com painéis em LED, permitindo com que as palestras com renomes nacionais e internacionais possam ser vistas de qualquer lugar do evento.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter