O PTI

Fundação PTI

Para manter e operar o PTI, a Itaipu criou, em 2005, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil. Organização civil sem fins lucrativos, de direito privado, a Fundação PTI tem o compromisso compartilhado com a Itaipu de impulsionar o desenvolvimento territorial.

 

No entendimento da Fundação PTI, o conceito de desenvolvimento territorial consiste em criar condições para constituir cidadãos autônomos, produtivos, socialmente responsáveis e com acesso ao conjunto dos bens materiais e culturais, necessários à sustentação e reprodução da vida e à interlocução qualificada de todos com todos.

 

O processo de atuação no território envolve as dimensões social e humana; institucional, política e cultural; ambiental; tecnológica e econômica. Assim, o PTI caracteriza-se como um dos mecanismos do território para a promoção do desenvolvimento.

 

Território de atuação

 

O território é caracterizado pelo conjunto de atores locais que o habitam, sua organização social e política, sua cultura e instituições, bem como o espaço físico e as relações com o ambiente. O território prioritário em que a Fundação PTI atua compreende 54 municípios:

 

Anahy, Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Brasilândia do Sul, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia , Diamante do Oeste, Diamante do Sul, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Jesuítas, Itaipulândia, Iracema do Oeste, Lindoeste, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Nova Aurora, Nova Laranjeiras, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Quedas do Iguaçu, Ramilândia, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu,Terra Roxa, Três Barras do Paraná, Tupãssi, Toledo, Ubiratã e Vera Cruz do Oeste.

 

A Fundação PTI reúne esforços para promover o desenvolvimento desse território e, para isso, dispõe de parceiros em todo o Brasil e, também, em outras partes do mundo.