EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Especial Foz 107 Anos: Sandbox do Bairro Itaipu A chama a atenção de outras cidades

Compartilhe este conteúdo:

O Hub de inovação vai despertar interesse de novas empresas e investidores, por isso, será inevitável chamar a atenção de outras cidades que desejam o mesmo sistema.

Não por acaso, o Sandbox de Foz do Iguaçu já chamou a atenção várias cidades brasileiras. Recentemente, uma comitiva de um importante capital como Goiânia esteve em Foz para conhecer esse ambiente no Bairro Itaipu A.

“Foz é, hoje, um espelho para o País. Eu vim de Goiânia para conhecer in loco esse sistema. Nossa ideia é transformar Goiânia em modelo de cidade inteligente. Ver de perto essas tecnologias, em Sandbox, é muito importante, pois me faz ter a certeza de que é exatamente o que precisamos: câmeras inteligentes, semáforos inteligentes, ruas com inclusão para deficientes visuais”, disse o prefeito de Goiânia Rogério Oliveira da Cruz.

Segundo Tiago Faierstein (ABDI), muitas cidades devem buscar Foz do Iguaçu nos próximos anos, pois o Brasil deseja entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a recomendação sobre cidades inteligentes é que os municípios tenham áreas de experimentação de tecnologias. Muitos municípios brasileiros não sabem como fazer isso.

“Aqui em Foz, nós criamos com o PTI essa área de experimentação para servir de referência para o Brasil. Outras áreas já surgiram em todas as regiões brasileiras. Mas Foz tem algumas vantagens: primeiro, é o município pioneiro nesse tipo de trabalho no Brasil; segundo, aqui foi feito o primeiro decreto para a instalação de um Sandbox em um bairro e criamos outros decretos a partir do exemplo daqui; e terceiro, é a cultura empreendedora da região, pois diversas entidades estão envolvidas para estimular a vinda de novas empresas para a cidade a partir desse Sandbox. Por essa razão, o Sandbox de Foz é o que tem a maior visibilidade nacional”, explicou Tiago Faierstein.

O Programa Vila A Inteligente é uma parceria Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Itaipu Binacional, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Copel e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Integração Municipal

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, também visitou esse ano o Centro de Controle de Operações do Vila A Inteligente e reforçou a importância do Programa para a cidade.

“O ganho para a cidade é extraordinário. Foz do Iguaçu se transformou num centro de referência de Cidades Inteligentes, pois toda essa tecnologia vai interferir na qualidade de vida das pessoas, no conceito de uma cidade moderna, que se preocupa com a segurança pública, com a mobilidade e a inclusão”, afirmou o prefeito.

Chico Brasileiro lembrou ainda que uma etapa importante desse trabalho será a integração cada vez maior desse Sandbox com os órgãos municipais.

“A integração é um ponto importantíssimo. O Sandbox permite a integração com a segurança pública, no setor de trânsito e de planejamento urbano. A administração pública deve usufruir dessas tecnologias aqui implantadas. É a integração que vai permitir utilizar esse modelo aqui para replicar em outros bairros e também em outras cidades”, explicou.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter