EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Especial Foz 107 Anos – Hub de Inovação: pensando no futuro econômico e social de Foz do Iguaçu

Compartilhe este conteúdo:

Entre as soluções para estimular a economia de Foz do Iguaçu e a geração de empregos qualificados está a implementação do Hub de Inovação no Bairro Itaipu A.

O Hub de inovação é uma das etapas previstas no Programa Vila A Inteligente.Trata-se de um espaço em que se reúnem diversas startups (novas empresas, de base tecnológica, com alto potencial de crescimento), além de médias, grandes empresas e investidores.

Do mesmo modo que um shopping center, é um local que concentra várias empresas. Só que no caso do Hub de inovação, é um espaço voltado para a geração de negócios.

Os Hubs de inovação conectam as diferentes partes do ecossistema. São pontos de encontro não só de startups, mas também de universidades e prestadores de serviços públicos e privados focados nesse tipo de negócio.

Para chegar nessa etapa do projeto, outras fases de experimentação no bairro foram fundamentais. Este é o propósito do Sandbox.

Programa Vila A Inteligente

A primeira fase Programa Vila A Inteligente buscou implementar um espaço de testes, experimentações e inovações tecnológicas (Sandbox) nesse bairro.

Tecnologias inteligentes, tornando ruas mais seguras e adaptadas para deficientes visuais, pontos de ônibus equipados com tecnologias, entre outras iniciativas já podem ser vistas no Bairro Itaipu A.

Em janeiro desse ano começaram a funcionar 48 luminárias, com telegestão e câmeras integradas. A telegestão é um conjunto de hardware e software funcionando acoplado à luminária, capaz de controlar remotamente a iluminação e a câmera, além de possibilitar muitas outras aplicações voltadas para a Internet das Coisas (interconexão digital de objetos cotidianos à internet).

Também estão funcionando 20 câmeras PTZ com capacidade de movimentação horizontal, vertical e aproximação, localizadas em pontos estratégicos. Softwares de gestão de câmeras e de reconhecimento placas já estão operando normalmente, o que possibilitará ações estratégicas específicas na área da segurança pública.

Além disso, quatro semáforos inteligentes já estão em período de testes e configurações, em diferentes cruzamentos do bairro.

O perímetro da Vila A onde estão sendo implementadas as primeiras soluções envolve as seguintes vias: Avenida Silvio Américo Sasdelli, Avenida Garibaldi, Avenida Tancredo Neves e BR-277.

Nas próximas etapas do Programa Vila A Inteligente está prevista, além da instalação de muitas outras tecnologias, a implementação do Hub de inovação.

Essa iniciativa tem o objetivo de atrair empresas para Foz do Iguaçu e isso não é uma tarefa simples. Por essa razão, o espaço Sandbox é fundamental para garantir a experimentação dessas tecnologias.

Um Hub de inovação precisa oferecer esta estrutura física, que colabore para que as startups avancem com suas atividades de modo mais eficiente e produtivo.

Além disso, existência de muitas startups, compartilhando um ambiente comum de trabalho, aproxima e cria oportunidades para networking entre elas.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter