EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI-BR e ICMBIO fortalecem parcerias institucionais para a promoção do desenvolvimento tecnológico sustentável

Compartilhe este conteúdo:

Durante agenda foram discutidas oportunidades para a implantação de tecnologias inovadoras em Cidades Inteligentes na temática meio ambiente.  

Inovação e tecnologia combinadas à preservação do meio ambiente foram os principais temas tratados durante encontro realizado nesta última quarta-feira (20), entre o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

A comitiva do PTI-BR foi recebida pelo Presidente do ICMBio, coronel Fernando Cesar Lorencini, na sede do instituto, em Brasília. Durante a agenda, além do fortalecimento das parcerias institucionais, também foi discutida a implantação de um ambiente de demonstração e testes voltado para a promoção do desenvolvimento tecnológico sustentável. 

“A intenção é impulsionar novas tecnologias e soluções para cidades inteligentes por meio de um ambiente regulatório experimental direcionado à preservação ecológica, a responsabilidade socioambiental e à integração de dados para as unidades de conservação, auxiliando as tomadas de decisões”, disse o diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido. 

coronel Fernando Cesar Lorencini, avaliou o encontro como excepcional. “Estamos conversando para unir esforços propiciando uma condição melhor para os nossos parques nacionais. De tal forma que essa união será fundamental para a proteção, o desenvolvimento do meio ambiente e um melhor acesso aos visitantes dos nossos parques nacionais”, ressaltou o presidente do instituto.   

ICMBIO 

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).  

Cabe ao instituto, criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, executar as ações do sistema nacional de unidades de conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UC’s instituídas pela união. 

Além de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das unidades de conservação federais. 

Agenda estratégica 

A reunião no ICMBio encerrou a série de encontros estratégicos que o PTI-BR desenvolveu durante a viagem institucional a Brasília. A programação, voltada para as áreas de tecnologia e inovação, contou ainda com agendas com os Ministérios da Economia, Turismo, Educação e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter