EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

A 17ª edição do Festival das Cataratas envolve inovação, pesquisa e negócios em Foz do Iguaçu 

Festival das Cataratas

Compartilhe este conteúdo:

O evento acontece entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro no centro de Convenções do Rafain Palace hotel. 

O Festival das Cataratas já é um tradicional encontro de instituições públicas e empresas privadas que têm a melhoria do turismo como objetivo. Com o intuito de aumentar a visibilidade dos destinos turísticos, quem participa da 17ª edição do Festival das Cataratas busca vender sua região, conhecer novos serviços hoteleiros, realizar conexões inovadoras e empreendedoras.  

Esse ano acontecem diversas palestras, capacitações, rodadas de negócios, lançamentos de materiais e passeios. Tudo isso ao mesmo tempo que acontece a feira de turismo e negócios. 

O espaço do evento se divide em três espaços: No primeiro salão encontram-se exposições de diversos lugares. Há estandes de todas as partes do Brasil e, ainda, de países vizinhos. Participam da Feira, inclusive, representantes do Nepal. Há vários espaços instagramáveis. Por exemplo, o estande do Rio de Janeiro. Nele, trouxeram uma caixa enorme, espelhada, dentro da qual os visitantes visualizam atividades diversas, inclusive o carnaval no sambódromo.  

Da mesma forma, quem atravessa esse primeiro salão adentra o segundo espaço, dedicado às empresas que oferecem os mais diversos serviços, desde hotéis e serviços relacionados à hotelaria até passeios, cruzeiros, meios de locomoção, como teleféricos, para mencionar alguns. Nesse salão estão estandes de importantes parceiros do festival, como o Sebrae. Enfim, esse segundo espaço concentra os negócios voltados ao turismo.  

Por fim, chega-se ao último salão, onde se localizam o espaço inovação, no qual são gravados podcasts, a Arena das Instâncias Governamentais Regionais do Paraná – Arena IGR, onde cada região do estado mostra um pouco de seus produtos. Um espaço para rodadas de negócios e outro para o Fórum de Turismo. E também, o estande das vencedoras do Hackatour, que esse ano aconteceu em setembro. Como prêmio elas conseguiram apoio para criar a Ctur, que é uma startup de soluções em turismo. 

Abertura da 17ª edição do Festival das Cataratas

Apesar de o Festival ser no centro de convenções do Hotel Rafain Palace, a abertura aconteceu no Hotel Carimã, na última noite do mês (quarta-feira, 30). Estiveram presentes na mesa de honra representantes de nove instituições públicas e privadas, incluindo o vice-governador do Paraná, Darci Piana, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Anatalício Risden Junior, que propôs um tipo de desafio que seria tornar a cidade de Foz do Iguaçu o primeiro destino de turistas internacionais. Um dos acontecimentos importantes da noite também foi a entrega do troféu amigo do festival a alguns dos participantes da mesa de honra (imagem em destaque).

Antes da cerimônia de abertura, alguns participantes inscritos puderam participar da Imersão Smart Cities. Evento que foi promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu – Brasil ou das reuniões institucionais, que aconteceram ao mesmo tempo, por aproximadamente cinco horas, durante à tarde. 

O Festival das Cataratas 

O evento ainda acontece nessa quinta (1/12) e sexta-feira (2/12), durante todo o dia. Veja a programação no site do evento e, abaixo, as fotos da cerimônia de abertura. 

Festival 2 Festival 3

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter