EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Volta à forma presencial é o marco do 19º Latinoware 

19º Latinoware

Compartilhe este conteúdo:

Entre os dias 2 a 4 de novembro realizou-se mais uma edição do Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas 

Após 3 dias de palestras, apresentações de trabalhos, competições e oficinas sobre software livre e tecnologias abertas, o 19º Latinoware se despede. Neste ano, o Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias abertas trouxe aos participantes diversas formas de aprender mais. Além de oportunidades de conexão com outros interessados no tema e, até mesmo, informações sobre empregos na área. 

Foram dias de muitas atividades, incluindo oficinas sobre pensamento computacional, robótica, solda, só para mencionar algumas. Além das oficinas, foi realizado um Hackaton com o tema “Soluções inovadoras para o avanço da educação 5.0”. Também houve um campeonato de robótica e a competição Capture the Flag. Além disso, para deixar ainda mais interessante, as palestras estavam disponíveis no canal do Latinoware, o que permitiu que quem estivesse ocupado com outras atividades pudesse assisti-las em outro momento. 

Se, por um lado, o formato híbrido agradou – por oportunizar esse tipo de interação e, mais que isso, dar oportunidade àqueles que não puderam se deslocar até Foz do Iguaçu – o retorno ao presencial, por outro, é mais um dos marcos dessa edição. Quem passou pelos corredores do 19º Latinoware viu jovens conectados nos seus celulares, e outros conectados uns com os outros, discutindo sobre as descobertas e aprendizados obtidos em cada dia e sobre as estratégias e planos para ganhar as competições.

E os próprios participantes reconhecem a importância da participação presencial. Como é o caso do Amin Ismail, estudante de Ciência da Computação da Unioeste/Foz do Iguaçu. Ele afirma que “a emoção de estar aqui presencialmente é bem maior do que participar online. Porque a gente vê as pessoas. O adversário está na sua frente, e vemos se ele está conseguindo ou sofrendo pra fazer. É bem mais interessante perceber o trabalho em conjunto”. 

Unidos pela Comunidade do Software Livre 

Um casal resolveu celebrar o amor no último dia do evento. Eles comentaram que, por ser sua primeira participação, gostariam que tivesse algo a mais para que essa experiência ficasse marcada de maneira especial. Luan e Rafaela, estudantes do IFRS/Santo Augusto, pediram ao professor de computação que realizasse a cerimônia entre os dois. Foi um momento bonito, no qual celebraram o amor e os valores do movimento Software Livre. 

Mesmo para eles, o evento foi mais que a celebração do romance. Ou seja, Rafaela não tinha certeza do que fazer após o ensino médio. Entretanto, no final do evento ela afirmou que “durante as palestras consegui abrir meus horizontes, e acho que vou seguir essa carreira de tecnologia”. Seu companheiro, Luan, que já faz licenciatura em computação, afirmou que o evento foi muito importante para verificar as novidades voltadas à educação e ensino de tecnologia. 

Os últimos acontecimentos do evento 

Para finalizar o 19º Latinoware, foram premiados os ganhadores do Hackaton. Os grupos vencedores foram os seguintes: Em terceiro lugar ficou o EdShare; em segundo, o grupo Inclusive; e, em primeiro lugar, recebendo R$3.000,00 (três mil reais), ficou o grupo AOE. Também teve premiação do Capture the flag. Nessa competição, o Amin Ismail levou o prêmio do terceiro lugar, o segundo lugar ficou com Matheus e o Lucas Tomil foi o primeiro colocado. Ele afirma que o desafio que mais gostou foi o de cloud, que era o que ele menos conhecia, portanto teve que estudar bastante para conseguir completar a atividade. 

E, por fim, pensando na independência e desenvolvimento tecnológicos da América Latina, foi assinado um acordo de parceria entre a empresa Caninos Loucos e a Carrera Linux Argentina (CLA), para que essa também passe a fabricar a placa core Labrador. Veja as fotos do evento:

Fotos: Suelen Bicicgo & Roberto Lemos
EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter