EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Ações de sustentabilidade do PTI-BR e parceiros são apresentadas para integrantes do Fórum da UGD da Mata Atlântica

Acoes de sustentabilidade do Parque Tecnologico Itaipu
Acoes de sustentabilidade do Parque Tecnologico Itaipu

Compartilhe este conteúdo:

Como Instituição de Ciência e Tecnologia, o PTI-BR promove a gestão integrada entre Centros de Competência, pesquisadores, empresas e atores locais em prol do desenvolvimento sustentável.

A atuação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) em ações integradas com diferentes parceiros visando o desenvolvimento de ações de sustentabilidade em seu território de abrangência foi destaque durante a terceira reunião do Fórum Consultivo de Apoio à 1ª UGD da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (UGD RBMA-Itaipu), realizada nesta terça-feira, 26, com a presença de representantes de instituições governamentais e não-governamentais que compõem o Fórum.

                                                                          Crédito: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Na ocasião, a bióloga e representante oficial do PTI-BR no Fórum, Angela Tischner, destacou iniciativas desenvolvidas por pesquisadores do Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), localizado no Centro de Inteligência e Gestão Territorial do Parque, especialmente nos eixos água, biodiversidade, clima, saneamento e território.

O NIT é um espaço técnico-científico formado por colaboradores da Itaipu, do PTI-BR, alunos e pesquisadores, organizado para fornecer suporte a atividades de pesquisa com foco na segurança hídrica, energética e desenvolvimento regional sustentável. O Núcleo atua com a geração e análise de dados que, transformados em informações relevantes, tornam-se fundamentais para a tomada de decisão de maneira estratégica e adequada.

Entre as iniciativas desenvolvidas e que foram apresentadas durante o encontro estão pesquisas relacionadas ao monitoramento ambiental da margem esquerda da Itaipu, incluindo as áreas protegidas – como a identificação de supressão vegetal e riscos de incêndios; monitoramento do reservatório identificando micropoluentes e outros indicadores de qualidade da água; gestão de resíduos sólidos; além de iniciativas de capacitação de atores locais pela Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS), entre outras.

De acordo com a bióloga, essas ações envolvem uma série de parceiros que fortalecem a gestão integrada da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3) e nos 55 municípios da região do oeste do Paraná, “trazendo benefícios para os serviços ecossistêmicos da Mata Atlântica e, consequentemente, para toda a população do entorno”, explicou Angela.

Unidades de Gestão Descentralizadas

As Unidades de Gestão Descentralizadas da RBMA (UGD RBMA) são Unidades Territoriais na Reserva da Biosfera, que apresentam identidade e mecanismos de gestão colegiada, integrada e participativa voltados à promoção da conservação, do conhecimento e do desenvolvimento sustentável, reconhecidas e assim designadas pelo Conselho Nacional da RBMA.

A UGD da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (UGD RBMA Itaipu) soma cerca de 860 mil hectares, compreendendo as áreas protegidas da binacional e matas ciliares de 29 municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná Parte 3, limitando-se com o Parque Nacional da Ilha Grande, ao norte, e com o Parque Nacional do Iguaçu, ao sul.

Sobre o Fórum

O Fórum é composto por 10 membros governamentais e 10 não-governamentais e tem como objetivo prestar suporte na implementação das iniciativas previstas no plano de ação da UGD RBMA-Itaipu, formar câmaras temáticas e definir a continuidade de algumas iniciativas.

 

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter