EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Agroday PTI promove evento inédito e apresenta soluções tecnológicas para o agronegócio

Compartilhe este conteúdo:

Com mais de 50 soluções tecnológicas expostas, o evento aconteceu no Centro de Eventos da Lar, em Medianeira PR, e é resultado de uma parceria entre a cooperativa e o Parque Tecnológico Itaipu.

Um dia movimentado para o setor agro no Oeste do Paraná. Está acontecendo hoje, 05 de novembro, o Agroday PTI, um evento de conexão e interação do ecossistema de inovação do agronegócio, que visa identificar necessidades do agronegócio e demonstrar soluções tecnológicas desenvolvidas por startups e pelo próprio Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), e que venham potencializar o setor agro.

O ministro de Tecnologia, Ciência e Inovações, Marcos Pontes, saudou a existência de eventos como o Agroday. “O agronegócio faz parte do desenvolvimento econômico e social do país” salientou a autoridade, que participou da abertura de forma remota. Ele também reconheceu o Estado do Paraná como desenvolvedor de soluções. “Trazer a tecnologia pra dentro do campo, é ter qualidade de entrega do produto final e renda garantida ao produtor”. Pontes comentou ainda sobre a importância de investir em ciência e tecnologia nas mais diversas frentes. “Hoje colhemos os bons frutos em função de termos investido em ciência”.

O propósito do evento foi atingido, unindo grandes players brasileiros do agronegócio e as principais empresas de tecnologia, startups e parques tecnológicos do Paraná, fortalecendo a interação do ecossistema de inovação paranaense no agronegócio, o chamado Agritech.

Conexões, negócios, networking. De acordo com o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, general Eduardo Garrido, este é o principal objetivo do Agroday. “O encontro permite a união entre os atores da tríplice hélice”, comenta Garrido. “Estamos criando sinergia entre as partes, entendendo quais as demandas do agro para juntos contribuirmos com soluções que vão aumentar sua produtividade, aumentar rendimento, para gerar emprego e renda”. O diretor comentou ainda que as 9 soluções apresentadas pelo PTI, bem como as tecnologias das startups, são produtos pontuais que, para algumas empresas do agro, podem ser gargalos que precisam exatamente dessas soluções.

Entre os expositores estão os centros de competência do Parque Tecnológico: Tecnologias Abertas e IoT, Energias Renováveis, Inteligência e Gestão Territorial, Infraestrutura, Segurança e Serviços, tomação e Simulação; startups incubadas no Parque; Sebrae; e parques tecnológicos credenciados juntos ao Separtec.

A realização do Agroday é um marco, e os seus desdobramentos futuros serão extraordinários. A afirmativa é do diretor presidente da Lar Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues. “A Lar, como cooperativa industrial que mais emprega no Brasil, tem a grata satisfação em apoiar na promoção de eventos como este, onde exercemos dois princípios do cooperativismo: a educação e o interesse pela sociedade”. O presidente menciona ainda que este é o momento de uma nova rede se formar, e a que já existe, dinamizar.

O diretor administrativo da Itaipu, almirante Paulo Roberto, reforçou a importância da sinergia entre os setores de ciência e tecnologia e do agronegócio como um dos propulsores do desenvolvimento não só do Paraná, mas de todo o Brasil. No evento, ele representou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira.

“Neste dia, temos uma grande oportunidade de unir os atores desta tríplice hélice, formada pela academia, empresas e governo, para que passemos da pesquisa básica à pesquisa aplicada e consigamos produzir a inovação para proveito da nossa sociedade brasileira”, afirmou. “O nosso País precisa assumir este papel de protagonismo mundial do agronegócio. Que este primeiro Agroday seja um dos passos que vai levar o Brasil a essa situação, de protagonista na inovação”, completou o diretor, que lembrou que o estímulo ao desenvolvimento regional é uma das missões da binacional.

Protocolo de intenções

Durante a abertura do evento foi assinado um protocolo de intenções entre o PTI Brasil e a Fomento Paraná, que visa apoiar o desenvolvimento de startups e empreendimentos intensivos em tecnologias mediante acesso a linhas de crédito e fundos de investimentos. Para Vinícius Rocha, diretor de mercado do Fomento Paraná, no ato representando o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, este é mais um passo para desenvolver um estado melhor para toda a população.

Além dos citados, participaram do Agroday o secretário de Empreendedorismo e Inovação no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, Paulo Alvim (virtual); o prefeito de Medianeira, Antônio França; Marcia Hanzen, secretária de Desenvolvimento Econômico de Medianeira; Augusto Stein, gerente regional Sebrae; Alexandre Almeida Webber, reitor da Unioeste; Claudio Leones Bazzi, diretor do Campus UTFPR-Medianeira; Danilo Vendruscolo, presidente do Observatório Social; Lucas Eduardo Ghellere, Vice-presidente Caciopar; Márcio Ferreira Bortolini, Assistente do Diretor de Coordenação da Itaipu; Daltron Vilas Bôas Rocha, assessor especial do diretor de Coordenação da Itaipu; Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, prefeito de Toledo; Diego Bonaldo, secretário de Desenvolvimento Econômico Toledo; José Maurino Oliveira Martins, secretário-executivo do Separtec; João Pereira dos Santos; secretário de Indústria, Comércio e Agropecuária da Prefeitura de Foz do Iguaçu; Adriano Both, secretário de Medianeira; Valdir Port, secretário de Indústria e Comércio Fomento do Paraná; Paulo Marques Ferreira, Novos Projetos e Negócios BRFDE; Danielle Portela, da Casa Civil Paraná; Elias Zidek, Frimesa; e Raquel Dall Asta Rink, da Casa Civil Paraná.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter