EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Alunas do Colégio Sesi desenvolvem jogo digital para aprendizagem de Libras

Compartilhe este conteúdo:

Duas alunas do Colégio Sesi Internacional, de Curitiba (PR), desenvolveram um jogo digital para aprendizagem de Libras. O projeto, que está sendo apresentado na 10ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), surgiu a partir da percepção das estudantes em relação a demanda de ferramentas de inclusão e de acessibilidade dentro das escolas. 

Foi assim que Giovana Pereira de Assis e Eduarda Lopes Kurzawa desenvolveram o jogo Speak Racer, que busca auxiliar o ensino de Libras por intermédio de um jogo atrativo ao público, conscientizando ouvintes sobre a importância da aprendizagem do idioma e ajudando a melhorar a socialização. 

A dinâmica escolhida foi a de “jogo de plataforma”, no estilo “corrida interminável”. O objetivo do jogador é fazer com que o avatar vá de encontro com as “estrelas” para pontuação. Ao esbarrar em uma delas o jogador recebe uma pergunta sobre o conteúdo de Libras. O jogador terá duas chances para acertar, ao responder corretamente ele é bonificado, acumulando pontos até a passagem de fase. Mas se suas duas tentativas forem falhas, ele não pontua e a partida se encerra. 

As estudantes tiveram que aprender linguagem de programação para desenvolver o projeto, para isso contaram com o auxílio e a mentoria de um profissional da área.   

“Nós não tínhamos a menor ideia de como mexer com programação de jogos. Fomos aprendendo aos poucos o básico para ter maior autonomia, mas felizmente tivemos suporte para finalizar o projeto”, explicou Giovana. 

Eduarda Kurzawa considera que participar da FIciencias é uma oportunidade única de conhecer outros projetos interessantes e interagir com pessoas de diferentes localidades, e principalmente de contribuir socialmente. 

“Nós duas temos interesse de ajudar a melhorar a sociedade e torná-la mais inclusiva. O Speak Racer é uma forma que encontramos de ajudar e estimular a responsabilidade social”, disse. 

Giovana e Eduarda afirmam que continuarão com o projeto e pretendem aprimorar o jogo digital ainda mais. “Queremos incluir mais um idioma, o inglês, e transformar o jogo num formato que possa ser jogado off-line, em celulares. É uma forma de democratizar mais a ferramenta”, comentou Giovana. 

Para a orientadora do projeto, a professora Flávia Maria Gonzaga Ferreira Alves, o trabalho chamou a atenção por atender a uma demanda de problema real e pela dedicação das orientandas. “A experiência de orientação desse trabalho foi fácil porque a Giovana e a Eduarda são muito responsáveis. Ajudei com textos e apontando alguns possíveis caminhos. Mas hoje elas têm uma autonomia muito maior em função da dedicação delas”, disse a professora. 

  

Educação e Ciência 

Para o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), general Eduardo Garrido, o objetivo da FIciencias é estimular o interesse de jovens estudantes, em ciências, empreendedorismo e inovação para contribuírem para uma sociedade melhor.  

“O Parque Tecnológico Itaipu está comprometido em manter e melhorar, todos os anos, a qualidade deste importante evento de educação internacional, a FIciencias. A base para o desenvolvimento de um país é a educação, pois será ela que criará melhores oportunidades para todos”, afirmou o general Garrido. 

 

               

    Giovana Pereira de Assis                                                  

 

Eduarda Kurzawa

 

A FIciencias  

A FIciencias é realizada pelo PTI-BR e pela Itaipu Binacional, em parceria com 6 universidades (Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA).   

Nas 9 edições anteriores, o evento teve 22.726 participantes de 1.289 escolas da Argentina, do Paraguai e do Brasil (Paraná e Santa Catarina). Este é o segundo ano consecutivo que a feira está sendo promovida virtualmente.   

Este ano, o evento conta com uma novidade: a participação de estudantes e professores das instituições parceiras, na I Mostra Universitária, que também está disponibilizada no nosso canal do Youtube. 

A premiação dos melhores trabalhos será divulgada pelo PTI-BR link: https://www.youtube.com/watch?v=_P97baSV_TQ nesta sexta-feira (12), no encerramento do evento, previsto para 16h00. 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter