EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Alunos da Escola Superior de Guerra conhecem projetos e ações do PTI – Brasil, após visitarem Itaipu

Compartilhe este conteúdo:

No primeiro dia, a comitiva da ESG conheceu a Usina, e hoje, 26 de agosto, foram convidados para adentrar ao universo tecnológico do PTI Brasil.

O diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), general Eduardo Garrido, apresentou, nesta quinta-feira (26), a estrutura do PTI e as ações desenvolvidas pela Fundação. A palestra dirigida a cerca de 100 pessoas, entre alunos e instrutores da Escola Superior de Guerra (ESG), aconteceu no Cineteatro dos Barrageiros, respeitando os protocolos de segurança sanitária contra a covid-19.

Em sua apresentação, general Garrido falou sobre a estrutura do Parque Tecnológico, a cadeia de valor dos eixos de atuação e os Centros de Competência que a organização dispõe com os projetos que são destaques em cada um deles. Após as apresentações, os oficiais foram encaminhados para visita aos laboratórios do PTI onde puderam conhecer in loco o que foi apresentado. “Inicialmente produzíamos serviços e produtos apenas para Itaipu, mas ao chegar aqui em 2019, entendemos que já havíamos alcançado o nível de maturidade empresarial para que isso ultrapassasse a barreira da Usina”, disse general Garrido. Foram apresentados resultados alcançados pelo PTI no último ano, como o crescimento exponencial do número de empresas incubadas na Incubadora Santos Dumont. “Em 2019 tínhamos menos de 20 incubadas, hoje estamos em 51 e, até o final de 2021, queremos aumentar este número”.

O diretor também citou as parcerias que o PTI tem em todo o território nacional, destacando parcerias recentes a exemplo da Coopavel e Huawei, uma empresa do Oeste do Paraná e a outra uma gigante multinacional, respectivamente, que juntamente com o Parque Tecnológico proporcionarão mais conectividade e agilidade com a tecnologia do 5G em um dos maiores eventos do agronegócio na América Latina, o Show Rural Coopavel.

A visita faz parte do plano de estudos de 2021 da ESG, que anualmente promove viagens dos alunos às principais estruturas estratégicas do País. Participaram da comitiva os estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (Caepe), do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-Pem) e do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEX), formado por oficiais superiores brasileiros e estrangeiros, além de civis de várias áreas de formação e de todas as partes do País.

Para complementar o ecossistema do Parque, o delegado da Polícia Civil, Adriano Bini, apresentou o trabalho do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF) — com sede nos blocos do Parque Tecnológico. Também fizeram parte da apresentação o capitão da Policial Militar, Wilson Garcia, e o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Vítor Chamorro.

O coronel Allan Danilo Paiva Salazar Wagner Soares Matheus, agradeceu ao PTI-BR e ao CIOF em nome do grupo. “É de grande valor poder conhecer instituições que fazem parte da evolução do nosso País”, comentou Allan em sua fala. “Agradecemos pelo tempo destinado ao curso, garanto que foi de grande aprendizado para nossa jornada poder entender como funciona o ecossistema do PTI Brasil e os resultados da união de diferentes forças para que o CIOF possa funcionar plenamente”’.

Escola Superior de Guerra

A ESG foi criada em 1949, para desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da defesa nacional, nela incluídos os aspectos fundamentais da segurança e do desenvolvimento.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter