EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

AUTOMAÇÃO E
SIMULAÇÃO DE
SISTEMAS ELÉTRICOS

Com foco em produtos e projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que contemplem Sistemas Inteligentes, Sistemas Embarcados, Plataformas de Teste e Validação, e montagem de equipamentos com padrão industrial, o Centro de Competência em Automação e Simulação de Sistemas Elétricos possui infraestrutura de ponta e equipe especializada em soluções inovadoras em automação industrial e eletrônica.

Com mais de 10 anos de experiência na área automação e simulação de sistemas elétricos, além de atender seu cliente original, a Itaipu Binacional, atualmente o centro expandiu sua atuação a outras empresas do setor elétrico, atendendo grandes nomes do mercado de energia nacional, como: Eletronuclear, Companhia Paranaense de Energia (Copel), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chef), Companhia Campolarguense de Energia (Cocel) e Usina Termelétrica Suape 2.

O Centro conta com uma das maiores e mais completas infraestruturas de simulação em tempo real da América Latina, utilizando a plataforma RTDS (Real Time Digital Simulator) para testes e ensaios em equipamentos reais. Em 2020, o Centro passou a contar também com o Smart Energy, um laboratório em que são realizados testes e análises de redes elétricas inteligentes, onde a plataforma RTDS, de simulação em tempo real, é conectada a recursos energéticos distribuídos instalados em uma microrrede controlada e operacional. Além disso, ensaios e testes de equipamentos em malha fechada feitos pelo Centro, a partir de técnicas de Control Hardware In The Loop e Power Hardware In The Loop, dão suporte a grandes empresas. Todas as soluções seguem as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

LINHAS DE ATUAÇÃO

Estudos Elétricos

Serviços técnicos especializados e pesquisas aplicadas em estudos de proteção, controle e comunicação aplicados ao SEP (Sistemas Elétricos de Potência), em conformidade com as normativas técnicas das concessionárias.

Ensaios RTDS

Simulação em tempo real e testes em malha fechada (HIL) através do simulador RTDS, em equipamentos de proteção e controle aplicados ao sistema elétrico.

Painéis Industriais

Montagem das soluções em painéis seguindo as normas mais exigentes da indústria, considerando a padronização de toda documentação técnica exigida.

Sistemas Embarcados

Eletrônica e softwares personalizados para os sistemas desenvolvidos em hardware próprio ou de mercado.

Projetos de P&D

Execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação desde o TRL 1 até o TRL 8.

Sistemas de Monitoramento

Utilizando as melhores tecnologias disponíveis, os sistemas compreendem o monitoramento de transformadores, disjuntores, unidades geradoras, condição de máquinas elétricas, descargas parciais, para raios, bancos de baterias, entre outros.

Serviços Especializados

atender as demandas na área de energia, sendo especialistas em testes e verificações do desempenho dinâmico de equipamentos e de sistemas associados a
geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de desenvolver soluções em hardwares e/ou softwares customizados para Itaipu e outras empresas do setor elétrico.

Testes Automatizados

Testes e ensaios utilizando plataformas industriais PXI / CRio.

PROJETOS

Registrador de Perturbações e Medição Fasorial (RPMF)

Registra variações de grandezas elétricas e eventos durante distúrbios relacionados com fenômenos de período transitório eletromagnético e eletromecânico, além de fornecer medições fasoriais sincronizadas em tempo real.

Sistema de Monitoramento Remoto de Motores (SMRM)

Realiza a automatização da medição com um monitoramento remoto através de uma solução para realizar a aquisição dos sinais, os cálculos necessários e além de possuir uma interface web para visualização remota pela equipe de manutenção, permitindo obter continuamente as informações do ativo.

Realidade aumentada aplicada a manutenção (RASM)

Desenvolvimento de ferramentas computacionais que utilizam o recurso de Realidade Aumentada no apoio às atividades de manutenção do conjunto motobomba do sistema de água pura das Unidades Geradoras da Usina Hidrelétrica da Itaipu Binacional.

Sistema de Análise de Dados da Manutenção (SRM)

Integração de informações hoje disponíveis somente nas unidades remotas de monitoramento para um sistema acessível via WEB.

Módulo de Comunicação do CBS (CBS-COM)

Desenvolvimento de nova placa de comunicação para equipamentos CBS da subestação SF6, com tecnologia atualizada de forma a possibilitar a modernização de toda a infraestrutura de rede que conecta os sistema de monitoramento às unidades de aquisição.

Sistema de Diagnóstico de Para-raios (SDPR)

Sistema computacional inteligente para diagnóstico de para -raios ZnO utilizando as técnicas de medição de corrente de fuga e termovisionamento.

Sistema de Monitoramento de Transformadores (SMT)

Solução de aquisição completa para as unidades 9A e 18A e sistema WEB para gerenciamento e visualização das informações para o monitoramento dos 60 transformadores dos geradores da Itaipu.

Software de Análise de Registros e Fasores (SARF)

Ferramenta para visualização e análise de registros e fasores. Compatível com arquivos no formato COMTRADE, PDC, RDP e PLT.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter