Português

Conectando educação, pesquisa,

 

 

inovação e negócios

Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens

O Ceasb atua como um centro de pesquisas aplicadas direcionadas a soluções estratégicas em segurança de barragens, que auxiliam a tomada de decisão dos engenheiros da Itaipu. Os trabalhos do Centro possibilitam um aumento da compreensão dos fenômenos da barragem e das turbinas, tendo como consequência o aumento da segurança e da vida útil da barragem.

Em 2016, 58 bolsistas participaram das atividades do Ceasb nas modalidades de iniciação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, mestrado e doutorado. O Centro promove a integração entre meio técnico e diversas universidades parceiras, promovendo o estímulo às pesquisas científicas, troca de conhecimentos e consequente formação de profissionais capacitados a atuar no âmbito de segurança de barragens. 
Em 2016, o Ceasb executou 23 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Usinas Hidrelétricas, em apoio à Universidade Corporativa Itaipu (UCI). Entre os resultados, divididos por áreas, estão:

 

Geotecnia
Desenvolvimento de novos módulos e ferramentas para software de modelagem estatística de parâmetros geológicos/geotécnicos de rochas, e em diversas pesquisas aplicadas à barragem de terra e de enrocamento.

 

Modelagem 3D
- Modelagens de estruturas civis, mecânicas e dos sistemas de água e esgoto de Itaipu.
- Ampliação da base PDF3D disponível aos engenheiros da Itaipu no arquivo técnico.
- Manuais e vídeo manuais de montagem e desmontagem, em 3D, dos componentes das unidades geradoras.
- Continuidade da impressão 3D dos trechos da barragem da Itaipu.

 

Simulação
- Simulação numérica computacional dos fenômenos de instabilidade hidráulica da turbina de Itaipu.
- Simulação dos efeitos térmicos estruturais da barragem.
- Simulação da interação fluido estrutura da calha do vertedouro

 

Ambientes Virtuais 
Em 2016, foi criado o ambiente virtual para treinamento de operação de uma Usina Hidrelétrica denominado Geração em Jogo, destinado, principalmente, ao público em geral. 

 

Base de Dados 
Em 2016, além dos projetos de análises estatísticas e de integração de dados, como o Processamento Integrado de Dados, Sistema Web Para Análise de Processamento de Sinais e dados Hidrometeorológicos, foi feita a integração dos modelos de dados com a representação tridimensional na usina, para apresentar uma visão holística da estrutura e auxiliar a tomada de decisão.

 

Dinter
O Ceasb fomentou a implantação da primeira turma de Doutorado em Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia, em parceria com a UFPR. As teses dos 23 profissionais formados, que atuaram em pesquisas demandadas por Itaipu, foram compiladas na primeira edição do livro “Métodos Numéricos Aplicados à Análise de Segurança de Barragens”.

 

Parceiros: Fundação PTI; Itaipu; Universidade Corporativa Itaipu (UCI); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Comitê Brasileiro de Barragens; Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Estadual de Maringá (UEM); GeoKriagagem; e Serviço Geológico do Paraná (Mineropar).