EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Celebrando os 110 anos de Foz do Iguaçu: Parque Tecnológico Itaipu se alegra em fazer parte desta história

Compartilhe este conteúdo:

Uma jornada impulsionada pela ciência, pesquisa e tecnologia, contribuindo para a transformação de Foz em um polo de inovação.

 

Neste dia 10 de junho Foz do Iguaçu comemora 110 anos de uma história marcada por muitas conquistas, trabalho e prosperidade. O Parque Tecnológico Itaipu se orgulha em fazer parte desta trajetória transformando conhecimento e inovação em bem-estar social.

Desde a sua criação, em 2003, o PTI desempenha um papel essencial no incentivo a troca de conhecimento e experiências entre empresas, instituições de pesquisa, startups e comunidade acadêmica. Alcançando importantes marcos ao longo dos seus 20 anos em inovação, pesquisa e desenvolvimento, fortalecendo a sua posição como um dos principais centros de tecnologia, pesquisa e inovação do país.

Com áreas de atuação estratégicas voltadas para a pesquisa e desenvolvimento, empreendedorismo e negócios, tecnologias e soluções, educação e extensão e gestão e operação de empreendimentos, o PTI reafirma seu compromisso em promover o avanço tecnológico e a melhoria da qualidade de vida, impulsionando o progresso sustentável da sociedade.

O Parque Tecnológico, está instalado nas dependências da margem brasileira da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, nos antigos alojamentos dos Barrageiros, em uma área de 75,54 hectares e área construída maior que 55 mil m², com estruturas com salas de aula, laboratórios de ensino e pesquisa, centros de excelência, ICTs, incubadora de empresas e salas de reunião, utilizadas em prol do desenvolvimento científico e tecnológico, da formação de competências e qualificação técnica.

PTI interna laboratório

Ecossistema

O PTI conta com a atuação de uma equipe de mais de 817 pessoas colaboradoras, entre empregados, estagiários, bolsistas, aprendizes e voluntários. No ecossistema são cerca de 8 mil habitantes e três Instituições de Ensino Superior (a UNILA, Unioeste, com o Centro de Engenharia e Ciência Exatas (CECE), o Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB), e uma Instituição de Ensino Médio Trilíngue (Colégio Sesi Internacional). Além dos projetos voltados a inclusão de jovens no mercado de trabalho, como Trilha Jovem do Polo Iguassu e o Programa ViraVida do Sesi.

No Centro de Empreendedorismo estão vinculadas cerca de 85 empresas e startups, entre incubação, aceleração e editais, além de sediar em seu condomínio empresas como o CIBIogás – Centro Internacional de Energias Renováveis e o ITAI – Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação. 

Iniciativas

Entre as iniciativas em destaque desenvolvidas pelo Parque Tecnológico Itaipu em Foz do Iguaçu destacam-se o PTI 5G Lab, 1ª rede privativa de 5G (standalone) do Brasil e o Itaipu Let5Go Startups, edital de inovação aberta em parceria com a Itaipu Binacional com o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico de startups focadas na implementação da tecnologia 5G, com aporte a cinco startups até R$300 mil cada.

Outro projeto é o Programa Conecta IGU, lançado em parceria com a Embratur, criado com o propósito de prospectar e selecionar projetos inovadores e sustentáveis, aptos para solucionarem desafios reais do turismo. Cinco Startups foram selecionadas, com recebimento de aporte de até R$ 350 mil (cada) para desenvolverem produtos/encomendas tecnológicas que atendam o Complexo Turístico de Itaipu (CTI) ou a Embratur.

O PTI também realiza em Foz, a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciências), espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Em 2023, na 12ª edição foram mais de 9.850 participantes (diretos e indiretos) e mais de 800 expositores, de 35 cidades e 04 estados. E o Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (LatinoWare), o maior e mais importante evento da área de software livre e tecnologias abertas da América Latina. Em 2023, a 20ª edição reuniu 4.257 inscrições, 141 palestrantes e 41 artigos publicados e apresentados no evento.

Também, em 2023, houve mais um marco histórico para o PTI: a criação da Diretoria de Turismo. A iniciativa reflete o comprometimento do PTI com a promoção do turismo sustentável na região, buscando promover a educação e conscientização sobre a importância da preservação ambiental e cultural, intensificando e ampliando as ações e expertises desenvolvidas desde 2007 com a Gestão do Turismo da Itaipu.

Desenvolvimento econômico e social

De acordo com o diretor superintendente do PTI, Professor Irineu Colombo, o Parque está comprometido em promover o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, juntamente com parceiros e a comunidade. “Desejamos ver essa cidade crescer e se desenvolver cada vez mais. Que continuemos trilhando juntos um futuro brilhante e promissor, com projetos e iniciativas de fomento à educação, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Parabéns, Foz do Iguaçu!”, destacou.

 

O Parque Tecnológico Itaipu possui diversos outros projetos em prol da sociedade. Conheça mais iniciativas acessando o site: www.pti.org.br.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter