EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Chefe de pessoal do Exército Brasileiro conhece estrutura organizacional do PTI-BR e explana sobre o sistema de desempenho da Força Terrestre

GENERAL CARVALHO VISITA4518032022 scaled
GENERAL CARVALHO VISITA4518032022 scaled

Compartilhe este conteúdo:

General Garrido, diretor superintendente do Parque, apresentou ao general Lourival Carvalho Silva as instalações físicas e processuais do PTI-BR; principal pauta da visita foi a área de Gestão de Pessoas de ambas as instituições.  

O Chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército Brasileiro, general Lourival Carvalho Silva, esteve na manhã da última sexta-feira, 18 de março, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), para conhecer a estrutura organizacional da instituição, bem como sua infraestrutura física. 

Recepcionado pelo colega de profissão, general Eduardo Garrido, diretor superintendente do PTI-BR; e pelo diretor administrativo-financeiro, Flaviano Masnik; o general Carvalho foi internalizado ao ecossistema do PTI ao conhecer seus processos de contratação, avaliação de desempenho, gestão de pessoas, além de visitar alguns dos Centros de Competência do Parque. 

Durante a visita, o principal ponto de pauta foi a área de Recursos Humanos de ambas as instituições. General Garrido apresentou o sistema de avaliação de desempenho utilizado pela Fundação PTI, bem como os reconhecimentos internos e externos benquistos por este processo. “Um dos resultados mais relevantes que já conquistamos, é ser uma das melhores empresas para se trabalhar, mediante selo adquirido pelo Great Place to Work, uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação”.  

General Carvalho explicou que todas as atividades de apoio ao militar enquanto pessoa, como conselhos de honra, manejo de funcionários civis, reservistas, pensionistas, apoio psicológico e departamento de saúde, são gerenciadas pelo Departamento Pessoal do Serviço Militar Brasileiro. “Exceto a seleção. Nós não formamos e não nos ocupamos da área cultural, pois entendemos que a cultura é inerente ao ser humano, uma necessidade constante”, aponta o general. 

Sendo uma organização que trabalha com melhorias, o Exército Brasileiro responsabiliza-se pelo desempenho de seu pessoal. “Em nosso Sistema de Gestão de Desempenho temos diferentes fases e processos”, explica o Chefe de Pessoal. Assim sendo, o principal objetivo, conforme explica, é a avaliação das competências. “O sistema é para promoções, missão externas, cursos e estágios, medalhas e condecorações”. Ao todo, são aproximadamente 700 mil vidas atendidas pelo DGP. 

De acordo com Garrido, investir no colaborador e oportunizar evolução, faz parte do processo de crescimento e desempenho na empresa. “Tal como no Exército, nosso principal recurso é o capital humano, são os colaboradores que colocam todo seu conhecimento para entregar resultados, desenvolver pesquisar e contribuir com a imagem do PTI”.  

O Chefe do Pessoal do Exército conheceu as atividades que o PTI vem desenvolvendo em suas áreas de atuação (Agronegócio, Segurança de Infraestruturas Críticas, Energias, e Turismo e Cidades Inteligentes), serviços que oferece para Itaipu e demais organizações parceiras, e como o PTI é um polo de inovação e negócios. 

Sobre o Parque Tecnológico, general Carvalho pontua que lhe chamou atenção a busca incessante por inovação. “A procura por novos processos, novas tecnologias, a transformação em busca de prestar um melhor serviço não somente à Itaipu, mas também a outras empresas, órgãos brasileiros, mostra o engajamento da organização em progredir”. A autoridade mencionou ainda o importante papel do PTI em posicionar o País na linha de frente de obter suas próprias tecnologias, se auto sustentando sem depender de outros atores. “Quando as ideias são boas não é difícil conseguir parceiros, as pessoas buscam se incorporar, e vão em busca de melhores soluções”.  

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter