CIDADES
INTELIGENTES










SANDBOX - PROGRAMA VILA A INTELIGENTE
O termo “sandbox” na temática cidades inteligentes, trata de um ambiente isolado para testes, com a finalidade de desenvolver, testar e validar soluções tecnológicas que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A criação de um espaço Sandbox é fundamental para a implantação de um ambiente de experimentação plena, com flexibilização da legislação diminuindo os custos e o tempo de maturação para desenvolver produtos, serviços e modelos de negócios inovadores.
BENEFÍCIOS DE UM AMBIENTE SANDBOX
- Fomentar a inovação em escala urbana;
- Afastar leis (nível municipal) e testar soluções com menos burocracia;
- Diminuir custos e tempo de maturação tecnológica;
- Desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócios inovadores;
- Gerar visibilidade e atração de novos modelos de negócios;
- Criar atratividade para o capital de risco.
Em Foz do Iguaçu, o modelo Sandbox é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 28.244, de 23.06.2020, que dispõe no âmbito da Administração Pública Municipal de Foz do Iguaçu, sobre a instituição de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e empreendedora – “Programa Sandbox – Foz do Iguaçu”, o que viabilizou a implementação das soluções do Programa Vila A Inteligente.
O bairro Itaipu A, ou Vila A, como é historicamente conhecido, foi escolhido para abrigar o Programa Vila A Inteligente, o primeiro e maior bairro público inteligente do Brasil para demonstração e testes de soluções tecnológicas em escala real, posicionando Foz do Iguaçu e o Parque Tecnológico Itaipu como referências nacionais em implantação e desenvolvimento de tecnologias para Cidades Inteligentes. O local foi a moradia dos trabalhadores na construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, e hoje é uma região que possui ampla área residencial, além de comércios, serviços, hospitais, escolas, espaços de lazer, parques públicos e o mercado público da cidade.
O Programa Vila A Inteligente é uma iniciativa do PTI-BR, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Copel, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Itaipu Binacional, que visa, sobretudo, transformar e impactar de forma positiva a qualidade de vida da população.
Vila A
Um Bairro Completo para testar e validar tecnologias
Baixe o Guia Sandbox para Cidades Inteligentes,
produzido a partir da parceria entre PTI-BR, ABDI e SPIN.
Descubra as oportunidades oferecidas por um ambiente vivo de experimentação!

SMART VITRINE
Com o intuito de contribuir para a inovação, desenvolvimento urbano e econômico da cidade, surge o Smart Vitrine. Conectado ao Programa Vila A Inteligente, a iniciativa conta com um mecanismo de atração de empresas de base tecnológica em um modelo de fluxo contínuo, com fases de entradas, onde empresas são selecionadas, avaliadas e têm a possibilidade de testarem suas tecnologias dentro do espaço Sandbox, por um período que varia entre 6 e 12 meses.
Durante este ciclo, as empresas selecionadas contam com apoio técnico para implementação de sua solução neste ambiente, além de análise, validação técnica/tecnológica e estudos sobre o comportamento do usuário – o cidadão – diante das tecnologias testadas, bem como aprimoramento da modelagem de negócios.
O Smart Vitrine vem para dar movimento ao Sandbox do Programa Vila A Inteligente. Fundamentado em três vertentes, busca-se através dele validar tecnologias; promover a visibilidade das soluções e fomentar novos negócios/ gerar conexões, proporcionando assim, a visualização de melhorias, replicação das soluções inovadoras em outras cidades e incentivo ao mercado de Smart Cities.

LIVING LAB
Implementado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Itaipu Binacional, o Living Lab PTI é um laboratório aberto para demonstração, aplicação do uso e avaliação de soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes.
O espaço é um ambiente de experimentação para validações técnicas/tecnológicas protegidas do ambiente operacional, permitindo expandir a criatividade para aperfeiçoamento de tecnologias.
Localizado nas dependências do PTI-BR, o local possibilita ainda que empresas se conectem ao ecossistema de inovação, juntando-se à universidades, startups, laboratórios de ponta e uma estrutura completa.
O Living Lab também se caracteriza como um espaço para que a iniciativa privada, gestores públicos e atores estratégicos em Cidades Inteligentes possam conhecer in loco o funcionamento e o desempenho de múltiplas tecnologias de Smart Cities.
SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA CIDADES INTELIGENTES
Há mais de 15 anos fomentando inovação e tecnologias, o Parque Tecnológico Itaipu atua na temática de Cidades Inteligentes como um dos seus principais eixos de atuação. O PTI-BR possui experiência na planificação, desenvolvimento e operação de projetos em Cidades Inteligentes. Entre os produtos e serviços oferecidos estão:
CRIAÇÃO DE AMBIENTE SANDBOX EM SMART CITY PARA ATRAÇÃO E TESTES DE TECNOLOGIAS
- GUIA SANDBOX PARA CIDADES INTELIGENTES;
- ASSESSORIA PARA IMPLEMENTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DE AMBIENTES SANDBOX.
ELABORAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DE PROJETOS EM SMART CITIES QUE CONTAM COM SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS, COMO:
- SEGURANÇA PÚBLICA COM CÂMERAS INTELIGENTES;
- MOBILIDADE COMPARTILHADA COM CARROS ELÉTRICOS;
- ILUMINAÇÃO E TELEGESTÃO INTELIGENTE COM POSTES E CÂMERAS;
- MAPEAMENTO DE ÁREA URBANA COM GEOTECNOLOGIA;
- IMPLEMENTAÇÃO DE AMBIENTES MAKER PARA EDUCAÇÃO.










LIVING LAB PTI
ALGUMAS TECNOLOGIAS EM OPERAÇÃO NO LIVING LAB PTI:
SMARTPTI
SISTEMA INTEGRADO DE
MONITORAMENTO AMBIENTAL
(SIMA)
PLATAFORMA DE
MOBILIDADE VEICULAR
(MOVE)
SANDBOX - VILA A INTELIGENTE

O Ambiente Regulatório Experimental (Sandbox) Vila A Inteligente é o primeiro bairro público inteligente do Brasil para demonstração e testes de soluções tecnológicas em escala real. Em parceria com a Itaipu Binacional, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu (PMFI) é Fundação PTI-BR visa transformar o bairro Vila A em um ambiente com regulamentação específica, que possibilita testes em escala real e validações de soluções, sejam elas tecnológicas ou legislação "piloto".
Além disso, o ambiente torna-se propício para impulsionar novas tecnologias, modelos de negócios e produtos para Cidades
Inteligentes, incentivando a competitividade do mercado, favorecendo o empreendedorismo (contribuindo com startups e empresas de base tecnológica) e a geração de emprego e renda.
Para tanto, o Decreto estabelece a consolidação de um Comitê Gestor, composto por múltiplas representatividades (poder público, iniciativa privada, sociedade civil organizada e moradores), que pode autorizar, durante o período destinado à realização dos testes e experimentações temáticas, e tecnológicas, com vistas a maximizar a segurança jurídica, diminuição de custos e tempo de maturação para desenvolver produtos, serviços e modelos de negócio inovadores, além do aumento da visibilidade, com possíveis impactos positivos em sua atratividade para o capital de risco.
MAPA DAS SOLUÇÕES










EMPREENDEDORISMO - HUB DE INOVAÇÃO
- Acesso á mão de obra qualificada;
- Aproveitamento de infraestrutura física e intelectual para projetos tecnológicos;
- Visibilidade nacional e internacional, incluindo mídia espontânea;
- Consolidar-se no mercado regional - smart city, agro, energia, turismo;
- Oportunidades de open innovation e corporate venture - investimentos em/com startups;
- Apoio dos centros de competências do PTI-BR, sob demanda;
- Possibilidade de beneficiar-se de leis de incentivos à inovação, como as Leis Municipais 14.895/05, 283/17 e 27.514/19, Leis estaduais 17.314/12, e nacionais como a Lei da Informática;
- Possibilidade de cooperar em editais de estímulo à inovação ao ecossistema;
- Acesso à rede de pesquisadores vinculados ao ecossistema do PTI-BR;
- Ambiente de incubação com Certificação CERNE/Anprotec.
SERVIÇOS PTI-BR
As múltiplas competências do corpo técnico do PTI-BR e os diversos cases de soluções tecnológicas desenvolvidas na linha de Cidades Inteligentes ao longo dos anos, conferem as seguintes expertises:
- Implementação de tecnologias em Ambientes de Testes e Validações Tecnológicas (Living Lab e SandBox Vila A);
- Assessoramento Técnico para implementação de projetos de Cidades Inteligentes;
- Aprimoramento de tecnologias para Cidades Inteligentes;
- Mobilidade Urbana - Case MoVE;
- Mobilidade Urbana - Case Vem-PR;
- Mobilidade Urbana- Case Vem-DF.










Conheça o nosso portfólio completo de produtos, serviços e soluções tecnológicas em Cidades Inteligentes, faça download do nosso material.