CIDADES
INTELIGENTES










SANDBOX - PROGRAMA VILA A INTELIGENTE
O termo “sandbox” na temática cidades inteligentes, trata de um ambiente isolado para testes, com a finalidade de desenvolver, testar e validar soluções tecnológicas que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A criação de um espaço Sandbox é fundamental para a implantação de um ambiente de experimentação plena, com flexibilização da legislação diminuindo os custos e o tempo de maturação para desenvolver produtos, serviços e modelos de negócios inovadores.
BENEFÍCIOS DE UM AMBIENTE SANDBOX
- Fomentar a inovação em escala urbana;
- Afastar leis (nível municipal) e testar soluções com menos burocracia;
- Diminuir custos e tempo de maturação tecnológica;
- Desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócios inovadores;
- Gerar visibilidade e atração de novos modelos de negócios;
- Criar atratividade para o capital de risco.
Em Foz do Iguaçu, o modelo Sandbox é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 28.244, de 23.06.2020, que dispõe no âmbito da Administração Pública Municipal de Foz do Iguaçu, sobre a instituição de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e empreendedora – “Programa Sandbox – Foz do Iguaçu”, o que viabilizou a implementação das soluções do Programa Vila A Inteligente.
O bairro Itaipu A, ou Vila A, como é historicamente conhecido, foi escolhido para abrigar o Programa Vila A Inteligente, o primeiro e maior bairro público inteligente do Brasil para demonstração e testes de soluções tecnológicas em escala real, posicionando Foz do Iguaçu e o Parque Tecnológico Itaipu como referências nacionais em implantação e desenvolvimento de tecnologias para Cidades Inteligentes. O local foi a moradia dos trabalhadores na construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, e hoje é uma região que possui ampla área residencial, além de comércios, serviços, hospitais, escolas, espaços de lazer, parques públicos e o mercado público da cidade.
O Programa Vila A Inteligente é uma iniciativa do PTI-BR, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Copel, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Itaipu Binacional, que visa, sobretudo, transformar e impactar de forma positiva a qualidade de vida da população.
Conheça o Vila A Inteligente
Um bairro completo para testar e validar tecnologias.
SMART VITRINE
Com o intuito de contribuir para a inovação, desenvolvimento urbano e econômico da cidade, surge o Smart Vitrine. Conectado ao Programa Vila A Inteligente, a iniciativa conta com um mecanismo de atração de empresas de base tecnológica em um modelo de fluxo contínuo, com fases de entradas, onde empresas são selecionadas, avaliadas e têm a possibilidade de testarem suas tecnologias dentro do espaço Sandbox, por um período que varia entre 6 e 12 meses.
Durante este ciclo, as empresas selecionadas contam com apoio técnico para implementação de sua solução neste ambiente, além de análise, validação técnica/tecnológica e estudos sobre o comportamento do usuário – o cidadão – diante das tecnologias testadas, bem como aprimoramento da modelagem de negócios.
O Smart Vitrine vem para dar movimento ao Sandbox do Programa Vila A Inteligente. Fundamentado em três vertentes, busca-se através dele validar tecnologias; promover a visibilidade das soluções e fomentar novos negócios/ gerar conexões, proporcionando assim, a visualização de melhorias, replicação das soluções inovadoras em outras cidades e incentivo ao mercado de Smart Cities.

LIVING LAB
Implementado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Itaipu Binacional, o Living Lab PTI é um laboratório aberto para demonstração, aplicação do uso e avaliação de soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes.
O espaço é um ambiente de experimentação para validações técnicas/tecnológicas protegidas do ambiente operacional, permitindo expandir a criatividade para aperfeiçoamento de tecnologias.
Localizado nas dependências do PTI-BR, o local possibilita ainda que empresas se conectem ao ecossistema de inovação, juntando-se à universidades, startups, laboratórios de ponta e uma estrutura completa.
O Living Lab também se caracteriza como um espaço para que a iniciativa privada, gestores públicos e atores estratégicos em Cidades Inteligentes possam conhecer in loco o funcionamento e o desempenho de múltiplas tecnologias de Smart Cities.
























ISU: Índice do Sucesso do Usuário
Metodologia própria do Programa Vila A Inteligente, o ISU mensura a relação do usuário com a solução implantada no ambiente sandbox.
O objetivo é mapear a jornada de sucesso do usuário buscando garantir a melhor experiência sobre o produto ou serviço oferecido pelas empresas instaladas no Smart Vitrine, gerando métricas e tornando-se um importante diferencial estratégico no fortalecimento da relação entre empresas e clientes, na temática de cidades inteligentes.
Laboratório de Infraestrutura da Qualidade em Smart Cities
Trata-se do primeiro Laboratório de Infraestrutura da Qualidade em Smart Cities do Brasil – uma iniciativa tocada pelo PTI, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC).
Focado em Cidades Inteligentes e outras temáticas estratégicas, as instituições atuam em colaboração com os setores da sociedade, orientando temas relacionados à metrologia, normas e regulamentos técnicos, estabelecimento de padrões e avaliação da conformidade, com a finalidade de beneficiar tanto as empresas, gerando valor e desenvolvimento aos seus produtos, quanto o poder público, que terá mais segurança em suas aquisições.







Centro de Excelência
em Smart Cities
A representação real de um ambiente de integração das operações urbanas em municípios. Um grande One Stop Shop Tecnológico em funcionamento para Smart Cities, assim é o nosso Centro de Excelência em Smart Cities – o primeiro e único do Brasil.
O espaço oferece uma imersão em smart cities, com serviços como:
- Treinamento e qualificação de operadores e gestores;
- Capacitação de gestores públicos;
- Teste, validação e certificação de soluções;
- Matchmaking de tecnologias e consultoria;
- Implantação e operação de CCO´s.
Além de contar com o acompanhamento de organismos de referência, como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC).
PTI: Imersão
em Smart Cities
Em um momento onde se há necessidade de pensarmos no surgimento e estruturação de cidades cada vez mais inteligentes, que utilizem a tecnologia de forma estratégica, visando desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida das pessoas, surge o PTI:Imersão em Smart Cities.
O objetivo é apresentar aos inscritos as principais iniciativas em Smart Cities no Brasil e no mundo, passando pelo Programa Vila A Inteligente em Foz do Iguaçu, umas das principais ações em Cidades Inteligentes do Brasil e, por fim, realizar a capacitação na gestão e governança de projetos em cidades inteligentes.
O que você irá aprender?
- Conceito de Cidades Inteligentes;
- Cases ao redor do Mundo;
- Apresentação de tecnologias implementadas e validadas no Smart Vitrine;
- Aspectos de governança e elaboração de projetos;
- Conhecimento sobre linhas de fomento e legislação aplicada;
- Apresentação de diagnósticos de maturidade de Smart Cities;
- Visita técnica ao Sandbox Vila A Inteligente;
- Visita técnica a dois Centros de Controle e Operação para Smart Cities;
- Visita técnica às estruturas do Hub de Inovação em Smart Cities.
Para mais informações e inscrição, clique no botão e realize seu pré-cadastro. Nossa equipe entrará em contato para mais informações e detalhes.
Hack4cities
O maior hackathon de Cidades Inteligentes do Brasil é uma iniciativa do PTI com objetivo de fomentar a inovação aberta no país por meio do lançamento de desafios à estudantes, startups e empresas visando, assim, o desenvolvimento de aplicações de softwares relacionadas às temáticas definidas em prol da melhoria de serviços já oferecidos para a sociedade, garantindo o bem-estar social.