EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Conheça os conferencistas que já confirmaram presença no Latinoware 2021

Compartilhe este conteúdo:

O Latinoware vai ocorrer entre os dias 13 e 15 de outubro e as inscrições são gratuitas.

 

A menos de um mês do início do 18º Congresso de Software Livre e Tecnologias Abertas da América Latina (Latinoware), o evento já conta com mais de 230 palestrantes.

Dentre as presenças já confirmadas a professora Débora Garofalo, primeira mulher brasileira (e da América do Sul) a chegar entre os top 10 do Global Teacher Prize, Nobel da Educação; foi considerada em 2019 uma das 10 melhores professoras do Mundo.

O Latinoware terá o retorno de vários palestrantes de peso, por exemplo, Jon “Maddog” Hall, ícone do software livre mundial.  Maddog, diretor do Linux Professional Institute, é considerado um dos grandes entusiastas do software livre no mundo.

O empreendedor social, Tiago Silva, mais conhecido como “Mochileiro pela Educação” também estará no evento. Tiago já percorreu 65 cidades brasileiras, distribuindo cerca de 7.500 livros, e levando a mensagem da educação que salva vidas.

Outro conferencista será Fabiano Fruett, professor da Unicamp, é membro do projeto School 4.0 que tem como foco a formação de professores para as atividades de código aberto Maker e STEAM em escolas K10 +. É Ph.D. pela Universidade de Tecnologia de Delft, Holanda, onde publicou dezenas de artigos científicos, além de um livro na área de sensores microeletrônicos.

 

Empreendedorismo e Inovação

Este ano será a 18ª edição do Latinoware, que vem se consolidando como o maior evento de tecnologias livres da América Latina. Seus resultados extrapolam a área científica, beneficiando milhares de jovens e profissionais da área de tecnologia.

Para o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), general Eduardo Garrido, o Latinoware é um congresso alinhado com a missão da Itaipu Binacional e do PTI-BR, que é trazer desenvolvimento para região oeste do Paraná.

“Precisamos que nossos jovens estejam envolvidos nessa temática do software livre para que possamos vê-los participando, cada vez mais, de ações de empreendedorismo e inovação.

 

Participantes confirmados

Além dos conferencistas já citados, confira alguns dos palestrantes confirmado para o Latinoware:

Barbara Tostes: jornalista, especialista em EaD, participou de ações produzindo milhares máscaras (Face Shields) para doação. As máscaras são compostas por uma película de acetato, que cobre todo o rosto, recomendada pela ONU para os profissionais da saúde. Participou como jornalista voluntária na equipe de coordenação da área de Software Livre no evento tecnológico campus Party Brasil (2012-2014).

Márcia Vieira: especialista Design Thinking, Design Sprint e facilitadora em eventos de alto impacto. Também possui especialização internacional em Gestão do Conhecimento (Bruxelas – Bélgica). Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de marketing, com diversos prêmios na área.

Presleyson Lima: mestre em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento. Atualmente é Diretor de Marketing e Comunicação da Prolinx.

Otávio Salvador: empresário, escritor e CTO na O.S. Systems Development Lab. Sua principal área de atuação é o Linux embarcado, onde trabalha com consultoria e desenvolvimento desde 2002.

Rolf Satake Gugisch: engenheiro eletricista com ênfase em controle e automação. Tem experiência em desenvolvimento de sistemas embarcados, atuou em projetos de mobilidade elétrica e mobilidade sustentável da Itaipu Binacional. Atualmente é gerente da célula de competência inteligência e gestão territorial do PTI-BR.

 

Inscrições

Para saber mais sobre a programação e participar de todo o congresso basta acessar o site: https://latinoware.org.

Acompanhe também as redes sociais do evento: @latinoware (Facebook, Instagram, LinkdIn e Twitter). No Twitch: twitch.tv/latinoware e no Youtube: /c/LatinowarePlay.

 

Débora Garofalo

Tiago Silva, “Mochileiro pela Educação

Fabiano Fruet

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter