EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Conheça os “visitantes” que estão chamando atenção de quem transita pelo PTI

Imagem de Érica Liberati, Assessoria de Planejamento e Gestão do PTI-BR.

Compartilhe este conteúdo:

Recentemente, visitas inusitadas têm chamado a atenção de quem transita pelo Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) e já renderam vários cliques para as redes sociais. Não se tratam de funcionários, estudantes, técnicos ou habitantes. Não humanos, pelo menos. Estamos falando de alguns exemplares da nossa fauna: uma família de Cerdocyon thous, também conhecidos como cachorro-do-mato.

De acordo com a bióloga do Centro de Inteligência e Gestão Territorial do PTI, Flávia Heloisa Rodriguez, a baixa circulação de pessoas pelo Parque, por conta das restrições da pandemia, tem sido um dos fatores que influenciam no avistamento desses animais fora da mata. “Esses canídeos são bastante populares na América do Sul, geralmente possuem hábitos noturnos e preferem bordas de mata e ambientes mais abertos. Atualmente, não se enquadram nas listas vermelhas de espécies ameaçadas”.

Imagem de Fernando Santana de Almeida, Jurídica do PTI-BR

A especialista recomenda que, ao avistar um animal silvestre, como é o caso do cachorro-do-mato, não se aproxime demasiadamente para evitar qualquer tipo de reação inesperada. “Eles possuem a tendência de comportamento natural das espécies silvestres de sempre se afastar de humanos, pois sabem quando podem estar em uma situação de perigo. Não são considerados agressivos e o risco de ataque existe apenas ao se sentirem ameaçados”, comenta Flávia.

Portanto, ao avistar um desses animaizinhos, respeite seu espaço. Se for captar uma imagem, mantenha uma distância segura. A colaboradora Érica Liberati avistou um destes bichinhos e alerta que “eles são muito fofos, mas parecem ser ariscos demais!”.

Eixo Biodiversidade

A bióloga Flávia Heloisa Rodriguez compõe a equipe do “Eixo Biodiversidade” do Centro de Competência em Inteligência e Gestão Territorial, que realiza o levantamento da fauna e flora silvestre do Refúgio Biológico Bela Vista e gera informações que que subsidiam o desenvolvimento de estratégias para o manejo e conservação da biodiversidade. Conheça mais sobre os estudos do Centro, acessando o site do PTI-BR, ou entrando em contato diretamente com inteligencia.territorial@pti.org.br.

 

 

 

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter