EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Desafio Itaipu: Sustenta-Habilidades leva jogadores a uma imersão na Mata Atlântica

Compartilhe este conteúdo:

Na terceira atividade do Desafio Itaipu: Sustenta-Habilidades, lançada nesta segunda-feira, 16, os participantes farão uma imersão na Mata Atlântica, um dos grandes biomas brasileiros. Além de aprender, os participantes têm a missão de desenvolver mais um desafio, garantindo assim seu selo virtual e avançar para o próximo nível.

Ao todo, o Desafio Itaipu: Sustenta-Habilidades terá nove desafios, com temas relacionados ao meio ambiente, energia e sustentabilidade, disponibilizados online e direcionados para crianças e adolescentes. Até o momento, os vídeos da iniciativa tiveram quase 1.500 visualizações, e o jogo tem participantes de seis Estados do Brasil e também do Paraguai.

Quem não se inscreveu, ainda tem a oportunidade de entrar para a competição, que vai premiar com um kit sustentável os 100 primeiros a juntarem 10 selos – nove de cada um dos desafios finalizados e um personalizado como reconhecimento da trajetória percorrida. A data prevista para o término do jogo é março de 2021.

O Desafio Itaipu: Sustenta-Habilidades é promovido pelo convênio Educação Ambiental, Ciências e Sustentabilidade da Itaipu Binacional em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR). O modelo em que foram organizadas as atividades é o de Jogo de Realidade Alternada, que promove a interação do real com o virtual para aprimorar o nível de informações e estimular o pensamento sistêmico, lógico e emocional.

O principal objetivo é estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre os temas propostos. Embora o público-alvo sejam as crianças e os adolescentes da região Oeste do Paraná, o jogo atraiu também participantes de 20 a até 60 anos de idade, de todo o país. Como os vídeos são disponibilizados publicamente no Youtube, também podem ser acessados por qualquer pessoa interessada e até mesmo serem utilizados como recurso didático pelos professores.

O professor Ingobert Vargas de Souza, de Santa Catarina, viu nas atividades do Desafio Sustenta-Habilidades uma oportunidade de levar aos seus alunos, que fazem parte de uma comunidade de pescadores em Florianópolis e estão no 5º ano do ensino fundamental na rede pública estadual, um conteúdo diversificado. “Orientei meus alunos a se inscreverem na atividade. Faremos parte da ação como uma atividade opcional da disciplina de Ciências”, contou.

O que já rolou

Os primeiros vídeos do Desafio Sustenta-Habilidades, publicados a partir de 12 de outubro, apresentaram o jogo e os quatro espaços educadores que o ambientam: a Usina de Itaipu, o Ecomuseu, o Refúgio Biológico Bela Vista e a Expedição do Conhecimento.

No dia 19, foi lançado o primeiro desafio “Será que a água gera energia?”. A segunda atividade foi divulgada no dia 02 de novembro, “O museu da minha vida”. Os desafios são publicados no site do Desafio Itaipu (www.desafioitaipu.com), e também no Youtube do PTI (www.youtube.com/ptibrasil). O próximo estará disponível no dia 30 de novembro.

As respostas dos desafios, no formato de vídeos de no máximo um minuto, podem ser cadastradas no site.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter