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Desenvolvedores do PTI-BR chegam à marca de 100 entregas de Data Analytics para Itaipu Binacional

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A equipe transforma dados e códigos em informações que facilitam na tomada de decisões que impactam diretamente no funcionamento diário da usina. 

O convênio PPTIC comemora um importante marco: sua centésima atuação em demandas de Data Analytics entregue à Itaipu Binacional. O Polo de Inovação e Potencialização do Conhecimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPTIC) é uma parceria firmada entre o Parque Tecnológico Itaipu Brasil e a Itaipu Binacional, por meio da Superintendência de Informática (SI.AA), a fim de apoiar em demandas internas e externas à usina. São construídos dashboards, ou seja, painéis visuais que facilitam a interpretação de dados, trazendo, de forma visual, informações operacionais e estratégicas que facilitam compreensão de cenários para a tomada de decisões estratégicas. O PPTIC faz parte do Centro de Tecnologias Abertas e IoT (TA.DT), um dos centros de competência do Parque Tecnológico.  

Por meio de análise de dados, todas as demandas são atendidas partindo utilizando a ferramenta Tableau: uma ferramenta que manipula banco de dados com códigos e execuções visando apresentar essas estatísticas de forma facilitada e com interpretação para quem não é da área de sistemas. Quem faz a gestão deste software, por parte do PTI, é uma equipe composta por desenvolvedores e designers UX. De acordo com o coordenador do Centro em Tecnologias Abertas e Iot, Fábio Carlesso, “dentro da ferramenta é possível criar gráficos, mapas, ícones, e assim transformar dados que pareciam de difícil interpretação, para uma interface simples e intuitiva”. 

Entre as demandas atendidas estão o Painel de Indicadores da Diretoria de Coordenação; Painel de Eventos Cibernéticos; Painel de Gestão de Obras e Reformas; e um dos projetos mais conhecidos, o Painel do Reciclômetro, uma ferramenta on-line criada de forma colaborativa para atuar na gestão de resíduos sólidos realizada nas Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs), espalhadas pela região de influência da Itaipu.  

Já são diversas áreas da hidrelétrica atendidas pela equipe do Tecnologias Abertas e IoT, entre elas a diretoria administrativa, diretoria de coordenação, planejamento de infraestrutura, superintendência de informática, além de ações ambientais e apoio operacional.  

Para o superintendente de informática da Itaipu Binacional, Everton Pasqual, “os convênios que a SI.AA possui servem para desenvolver prospecção tecnológica e inovação contínua, bem como atender as necessidades empresariais de acordo com a evolução tecnológica. Contribuímos assim com infraestrutura e sistemas para a execução dos processos empresarial da Itaipu.”. Além da construção de painéis, há diversos outros projetos dentro do PPTIC. Para o gestor do TA.DT,  Willbur de Souza, “este marco materializa nossa capacidade técnica e o quanto nossas entregas são relevantes para o cliente Itaipu em diversos contextos e aplicações”. 

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