EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Diretor-geral brasileiro de Itaipu visita obra da estrada de acesso independente ao PTI-BR 

Nova estrada de acesso independente ao PTI-BR

Compartilhe este conteúdo:

Nova via possibilitará o acesso ao Parque Tecnológico Itaipu – Brasil diretamente pela Avenida Tancredo Neves, com portal de acesso e controle de entrada independentes. 

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Anatalicio Risden Junior, visitou, na tarde desta quarta-feira (07), a nova estrada de acesso independente ao Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR). A via possui 2,6 quilômetros de extensão e conecta diretamente o Parque Tecnológico a Avenida Tancredo Neves, em Foz do Iguaçu.  

Com um investimento de mais de R$ 20 milhões, financiados pela Usina, a obra da estrada de acesso independente está concluída. Estão ainda, em execução, a obra do portal de acesso, entre outras estruturas complementares que vão possibilitar o início da utilização do novo acesso.  

Atualmente a entrada ao PTI-BR é realizada por meio da barreira de controle da Usina Hidrelétrica de Itaipu, considerada uma área de segurança nacional, e o percurso entre a barreira e o Parque Tecnológico conta com aproximadamente 6 quilômetros de extensão. Com a construção do novo acesso, essa distância será reduzida em cerca de 3,4 quilômetros.  

Durante a visita, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, acompanhado pelo diretor técnico do PTI-BR, Rafael Deitos, pôde conhecer in loco a nova via que aproximará a instituição da comunidade de Foz do Iguaçu e região, trazendo ainda mais segurança à usina, redução do trajeto diário e consequentemente, o tempo com deslocamento e consumo de combustível. 

Benefícios 

Segundo Rafael Deitos, o novo acesso terá ainda, entre os seus benefícios, o aumento da atratividade do Parque Tecnológico, o fortalecimento do ecossistema já existente e o desenvolvimento social e econômico de Foz e região.  

“A iniciativa, alinhada com o plano de expansão do PTI-BR, também proporcionará melhores condições para segurança institucional da Itaipu Binacional, com redução da circulação de pessoas em sua área prioritária, bem como, reduzirá a distância percorrida diariamente pelos mais de 500 colaboradores da instituição e mais de 6.000 habitantes/dia do Parque”, afirmou Deitos.  

“A obra era uma demanda antiga da comunidade do PTI e da Segurança Empresarial de Itaipu e faz parte do legado que estamos deixando para a comunidade de Foz”, avaliou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Anatalicio Risden Junior. 

Portal de acesso 

Para o gestor de Infraestrutura, Segurança e Serviços do PTI-BR, Rudi Paetzold, a iniciativa contribuirá com todos que se deslocam diariamente à instituição. “Certamente é uma obra importante e que todos serão beneficiados”, disse. 

Projeto de novo portal de entrada e controle de acesso ao PTI-BR.
Projeto de novo portal de acesso e controle de entrada ao PTI-BR.

Sobre o portal de entrada, o gestor destacou a utilização de uma arquitetura moderna, com elementos tecnológicos. “O portal contará com sistemas de monitoramento e controle, quatro vias de acesso (2 de entrada e 2 de saída) e ciclovia. A estrutura contará ainda com iluminação monumental dinâmica e toda a arquitetura foi pensada para transmitir a imagem de tecnologia, solidez e inovação do Parque, já ao passar pelo portal”, explicou. 

Projeto Estrada 4 Projeto Estrada 6

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter