EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Do online à vida real: Itaipu e PTI propõem desafios para crianças e adolescentes

Compartilhe este conteúdo:

O Jogo Desafio Itaipu: Sustenta-Habilidades, direcionado para crianças e adolescentes, iniciará de forma online, mas levará questões para dentro de casa e a solução deverá voltar para o ambiente virtual. A partir da próxima segunda-feira, 12, será dada a largada para a “brincadeira”, que leva muito a sério temas como meio ambiente, energia e sustentabilidade.

O modelo em que foram organizados os desafios é o de jogo de realidade alternativa (ARG – Alternative Reality Game, em inglês), que promove a interação do real com o virtual para aprimorar o nível de informações e estimular o pensamento sistêmico, lógico e emocional. Ao todo, serão nove desafios – um cada a cada quinze dias, elaborados pelo convênio Educação Ambiental, Ciências e Sustentabilidade da Itaipu Binacional em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR).

No dia 12 de outubro será lançado o primeiro vídeo de apresentação do Jogo Desafio Itaipu: Sustenta-Habilidades. Nos dias seguintes, serão apresentados os quatro espaços educadores que ambientam os jogos: a usina de Itaipu, o Ecomuseu, o Refúgio Biológico e a Expedição do Conhecimento. O primeiro desafio será divulgado no dia 19 de outubro, com o tema “Será que a água gera energia?”.

A sequência dos vídeos segue uma lógica narrativa chamada de storytelling, em que o participante terá a missão de gerenciar uma usina hidrelétrica.Os vídeos estarão disponíveis no Youtube do Parque Tecnológico Itaipu (www.youtube.com/ptibrasil) e também no site do Desafio Itaipu (www.desafioitaipu.com).

Pelo site as crianças e adolescentes também poderão cadastrar as soluções dos desafios, com vídeos de no máximo um minuto. A cada missão finalizada, o jogador recebe um selo virtual como recompensa. Ao fim de todas as tarefas – o último desafio será publicado em março de 2021 -, os participantes terão nove selos, que gerarão um selo personalizado como reconhecimento de toda a trajetória percorrida.

Com as dez conquistas em mãos, será possível trocar por um prêmio, disponibilizado de forma virtual. Um segundo prêmio será entregue aos 100 primeiros jogadores a obterem os 10 selos, que será enviado pelos Correios.

O principal objetivo do Desafio Itaipu: Sustenta-Habilidades é estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre as temáticas propostas, para que as crianças e adolescentes se reconheçam como agentes transformadores de seu território.

Como os vídeos serão disponibilizados publicamente no Youtube, poderão ser acessados por qualquer pessoa interessada, e também poderão ser usados como recurso didático para professores.  A proposta é direcionada aos municípios da área de atuação da Itaipu, mas jovens de qualquer lugar do Brasil poderão participar das atividades.

 

Educação Ambiental, Ciências e Sustentabilidade

O convênio entre a Itaipu e o Parque Tecnológico oferece vivências educativas, científicas e culturais a alunos da região Oeste do Paraná, com atividades interativas nas estruturas educadoras da Itaipu, que compreendem o Ecomuseu, o Refúgio Biológico e a Expedição do Conhecimento, sendo esta um caminhão-baú itinerante de 15 metros de extensão que levará aos municípios atividades de educação ambiental, sob as temáticas água, energia e sustentabilidade.

Devido à pandemia do coronavírus, as atividades presenciais estão momentaneamente suspensas, o que levou a uma readequação do conteúdo para a continuidade da formação socioambiental de crianças e adolescentes de forma online.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter