EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Participantes do Brasil e Paraguai realizam imersão sobre agricultura orgânica durante visita técnica no Oeste do Paraná

trilha de aprendizagem
trilha de aprendizagem

Compartilhe este conteúdo:

A atividade faz parte da trilha de aprendizagem do curso gratuito ofertado pela Escola Internacional para Sustentabilidade; inscrições para novas turmas estão abertas.  

Visualizar na prática os conceitos e conhecimentos teóricos, trocar experiências com outros cursistas e interagir com quem vive, no dia a dia, a temática da produção orgânica; foi com essas premissas que os cursistas da formação “agricultura orgânica” partiram, antes do amanhecer do último dia 7, para uma verdadeira imersão no mundo dos alimentos produzidos sem defensivos agrícolas.  

Grupo de cursistas da EIS PTI em visita técnica sobre agricultura orgânica
Grupo de cursistas em visita técnica sobre agricultura orgânica

A comitiva, formada por participantes do Brasil e do Paraguai, percorreu diferentes pontos nos municípios de Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes, ambos no oeste paranaense, nos quais foi possível observar iniciativas que promovem agricultura familiar, circuito curto de comercialização, associativismo, certificações, entre outros. 

O ponto de partida das atividades foi na Associação Central de Produtores Rurais Ecológicos (Acempre), em Marechal, um espaço dedicado à comercialização de produtos orgânicos oriundos de produtores locais. Depois, na Prefeitura, foi possível compreender como o setor de alimentação e nutrição da rede municipal de ensino fomenta e implementa políticas públicas para inserção desses alimentos na merenda dos estudantes rondonenses.  

alunos da trilha de aprendizagem sobre agricultura orgânica na Acempre
Alunos prestigiam o trabalho da Acempre

Na sequência, os participantes tiveram a possibilidade de interagir com quem coloca a mão na massa, ou melhor, na terra. Na Chácara Santa Rita, o grupo pôde entender a rotina da família Alves, que tem nos orgânicos sua fonte de renda e de vivência. 

cursistas do trilha de aprendizagem sobre agricultura orgânica
Família Alvez abre as portas de sua propriedade para os cursistas conhecerem sua produção orgânica

Para a cursista Gloria Aquino, de Ciudad Del Este, no Paraguai, a visita e o curso mostraram que “a agricultura orgânica não só é viável como é rentável”, e mostrou interesse em aplicar o conhecimento obtido no curso: “Quero implementar isso lá no Paraguai e mostrar para as pessoas que é possível viver de uma forma mais sustentável”. 

Já a Engenheira Agrônoma, Steffi Veiga, de Foz do Iguaçu, afirma que “esse curso veio para somar, não apenas na minha vida pessoal, como também na profissional. Hoje, a gente pode ver que estão abrindo muitas portas para esse nicho, pensando na sustentabilidade. Então, foi uma oportunidade de agregar mais valor ao meu conhecimento”. 

A programação foi encerrada na cidade de Quatro Pontes, na Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar (Coperfam)  que desempenha um trabalho de apoio aos pequenos produtores, recebendo, expedindo e abastecendo o mercado com produtos oriundos de produção dessas pequenas lavouras. 

Inscrições abertas 

O “Agricultura Orgânica” integra o portfólio de cursos gratuitos disponibilizados pela Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS), uma iniciativa educacional do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) e da Itaipu Binacional. O objetivo é ampliar os conhecimentos sobre gestão territorial sustentável sob diferentes aspectos.  

Confira os cursos que estão com inscrições abertas aqui: www.pti.org.br/eis 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter