EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol
EIS Logo Redondo

A Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS) é uma iniciativa educacional resultado da parceria entre a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para a sistematização da experiência da Usina na implantação de ações socioambientais em seu território de abrangência ao longo de mais 40 anos de existência, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O compartilhamento dessas expertises é realizado de maneira didática, a partir de uma série de cursos gratuitos em diferentes temáticas. 

EIS Logo Redondo

A Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS) é uma iniciativa educacional resultado da parceria entre a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) para a sistematização da experiência da Usina na implantação de ações socioambientais em seu território de influência ao longo de mais 40 anos de existência, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O compartilhamento dessas expertises é realizado de maneira didática, a partir do Programa Binacional de Formação em Gestão para Sustentabilidade.

A Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS) é uma iniciativa educacional resultado da parceria entre a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) para a sistematização da experiência da Usina na implantação de ações socioambientais em seu território de influência ao longo de mais 40 anos de existência, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O compartilhamento dessas expertises é realizado de maneira didática, a partir de cursos gratuitos em diferentes temáticas. 

CONHEÇA AS PRINCIPAIS CURSOS DISPONIBILIZADOS PELA EIS

Curso - Gestão para
sustentabilidade Territorial - ESPANHOL

NÍVEL BÁSICO

O curso reúne de maneira didática os conceitos, metodologias, programas e iniciativas socioambientais desenvolvidas por Itaipu, visando promover a visão sistêmica do território e seus processos de gestão e mobilização, contribuindo assim, para a ampliação das redes de conhecimento sobre gestão sustentável.

Público-alvo

Embora a formação seja voltada para estudantes, professores universitários e do ensino básico, gestores públicos e privados, além de servidores públicos, qualquer pessoa com interesse na temática pode se cadastrar e participar, conforme a disponibilidade de vagas por turma. 

Metodologia

Com carga horária de 60 horas, o curso é disponibilizado na modalidade de ensino Educação a Distância (EAD), no formato autoinstrucional (assíncrono/não ao vivo).
O prazo para finalização do curso é de 60 dias.

CURSOS ON LINE 2

CURSOS SEMIPREseNCIAIS EM DIFERENTES TEMÁTICAS

Esse eixo de atuação da EIS é composto por uma série de cursos semipresenciais com carga horária de 40h e 60h, com abordagens em diversas temáticas para diferentes públicos. Entre os cursos oferecidos estão: 

fe4bbe81600a40063594e597e00eb05b XL

Sistema Plantio Direto (básico)

O curso básico sobre Sistema Plantio Direto (SPD) aborda o contexto da agricultura conservacionista e do sistema plantio direto com qualidade, além das boas práticas agrícolas e seu contexto da agricultura e seus sistemas produtivos na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná 3 (BP3) e Região Oeste do Paraná.

Público-alvo

Produtores rurais; Técnicos e consultores extensionistas que atuam na agricultura; Corpo docente e discente de instituições de ensino; Representantes de instituições de pesquisa; Representantes de Organizações Nacionais e/ou Internacionais (iniciativa privada, empresas públicas, ONGs, Instituições de Ensino Superior, Escolas Técnicas, dentre outras).

Metodologia

O curso é desenvolvido na modalidade a distância (EAD), via Moodle, auto-instrucional, com carga horária de 40 horas.

Agricultura organica SITE

AGRICULTURA ORGÂNICA

Você sabe de onde vem o alimento que come? Quais são os arranjos locais envolvidos nessa cadeia produtiva? O curso Agricultura Orgânica busca divulgar conceitos e a importância da agricultura orgânica – valorizando o consumo consciente e a segurança alimentar, com desenvolvimento local e saúde pública. Além disso, aborda os conceitos e metodologias relacionadas às ações de produção de alimentos orgânicos, através dos programas de Sustentabilidade da Itaipu Binacional.

Público-alvo

Público consumidor em geral; Iniciativa privada, empresas públicas, ONGs, Instituições de Ensino Superior, Escolas Técnicas, dentre outras); Estudantes, docentes, pesquisadores e/ou Técnicos da área.

Metodologia

O curso é desenvolvido na modalidade a distância (EAD), assíncrono (sem aulas ao vivo), autoinstrucional, com carga horária de 40 horas. Possui ainda uma visita técnica (8h) opcional. 

GEOPROCESSAMENTO III

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS COM USO SOFTWARES LIVRES

Este curso oferece conceitos de recursos hídricos e bacia hidrográfica, sistemas de orientação e coordenadas, legendas e escalas, projeções de mapas. São abordados conteúdos que abrangem desde o entendimento do uso do geoprocessamento na gestão de recursos hídricos até as ferramentas, criação e gestão de dados geográficos.

Público-alvo

Estudantes e profissionais que atuam na área ambiental em órgãos públicos ou privados.

Metodologia

O curso é desenvolvido na modalidade a distância, via Moodle, autoinstrucional com tutoria. A carga horária é de 40 horas. 

RRO SITE

Reciclagem de resíduos orgânicos

O objetivo da formação é apoiar a implementação de programas de reciclagem de resíduos orgânicos nas esferas municipais, visando a sustentabilidade econômica das Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) e a destinação ambientalmente correta desses resíduos. Desenvolvido pela EIS, o curso formou a primeira turma do curso “Reciclagem de Resíduos Orgânicos”, desenvolvido especialmente para técnicos que atuam nas UVRS nos 55 municípios da área de abrangência do reservatório da Itaipu Binacional.

Público-alvo

Técnicos municipais e técnicos de UVRs.

Metodologia

O curso foi desenvolvido na modalidade semi presencial. 40h de Ensino à Distância e 8h de visita técnica.

5sessst

METODOLOGIA 5s E SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO EM uvrS

A capacitação foi ofertada exclusivamente para técnicos e gestores ambientais de 42 municípios paranaenses com objetivo de apoiar o processo de profissionalização das Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) e aumentar a renda dos catadores. 

Público-alvo

Técnicos municipais e técnicos de UVRs.

Metodologia

Ao todo, foram 48 horas de aprendizado divididas entre aulas assíncronas (EAD) e ao vivo e uma visita técnica à UVR Melissa, em Cascavel.

PROFESSOR SEED 1024

SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

O curso tem como objetivo propiciar aos professores de escolas profissionalizantes do oeste do Paraná conteúdos de alto nível de forma sistematizada para que possam implementar e complementar suas atividades sobre o tema em sala de aula.  A formação integra as ações desenvolvidas pela Itaipu em parceria com o Governo do Estado, com destaque para as obras estruturantes, a implantação de escolas cívico-militares e a implantação do Programa de Fortalecimento da Educação Profissional.  

Público-alvo

Professores que atuam em cursos profissionalizantes nos núcleos regionais de educação de Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo.

Metodologia

O curso será desenvolvido na modalidade semi presencial, via Moodle e com visita técnica, com carga horária de 80 horas (EAD) e 8h (presencial). Total: 88h.

REQUISITOS

O candidato deve, necessariamente, atender aos requisitos tecnológicos mínimos para realização do curso na modalidade EaD, tais como:
  • Acesso a um computador;
  • Navegadores de internet tais como: Google Chrome ou Mozilla Firefox em sua última versão;
  • Editores como: Microsoft Word, Excel e Power Point versão 2013 ou superior (ou similares);
  • Programas leitor de PDF Adobe Reader (ou similares);
  • Programa de vídeo como o Media player (ou similares);
  • Acesso à internet banda larga de, no mínimo, 2MB;
  • Conta de e-mail;
  • Conhecimentos básicos de usuário de internet.

INCOMPATIBILIDADES

O PTI não se responsabilizará por eventuais problemas decorrentes da incompatibilidade dos sistemas utilizados para o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem.

OUÇA O PODCAST DIÁLOGOS SUSTENTÁVEIS

Sustentabilidade, energia, água, território e meio ambiente, de uma forma leve e contextualizada.

O Diálogos Sustentáveis é produzido e apresentado pela equipe da Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS) e conta com convidados especiais para falar sobre diferentes temas.

Além da abordagem sobre questões globais de sustentabilidade, você será levado para uma imersão no universo sustentável do território de abrangência da Itaipu, conhecendo com detalhes os assuntos tratados sob os ângulos de especialistas e personagens diretamente envolvidos. 

ASSISTA nossos vídeos

FALE CONOSCO!

Estamos disponíveis para suporte e orientações:

Fique por dentro de todas as novidades da Escola Internacional para Sustentabilidade.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter