EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Em evento gratuito aberto à comunidade, Parque Tecnológico Itaipu convida moradores para debater sobre o Programa Vila A Inteligente 

Compartilhe este conteúdo:

Propósito do encontro é apresentar tecnologias, ouvir sugestões dos moradores e promover aproximação da equipe desenvolvedora do projeto com o usuário final; vagas limitadas para participação. 

Na próxima segunda-feira, 22 de novembro, o Barracão Happy Hour receberá o I Meetup voltado à população do bairro Itaipu A, a querida Vila A. O objetivo é apresentar aos moradores o Programa Vila A Inteligente, o primeiro bairro público Sandbox inteligente do Brasil, que completa seu primeiro ano de tecnologias instaladas nas vias da vila. O evento acontecerá no Barracão Happy Hour, com início previsto para 18h30.  

As tecnologias que já estão disponíveis no bairro visam oferecer mais comodidade ao dia a dia da sociedade, e para os próximos passos do Programa, é preciso entender os anseios dos cidadãos. Por isso, o encontro visa promover uma aproximação através de conversas, conexões e contribuições.  

Com formato de tira-dúvidas, o evento contará com a presença de autoridades das instituições envolvidas no Programa, além dos técnicos e especialistas que tornam possível a realização do projeto. “Nosso principal objetivo é demonstrar os benefícios e aplicabilidades das tecnologias, além, claro, de saber ouvir o que os moradores gostariam que tivesse no bairro”, explica Willbur de Souza, gestor do Centro de Competência em  Internet das Coisas (IoT) do PTI, responsável institucional pelo Programa Vila A Inteligente. 

O objetivo do Programa Vila A Inteligente é testar a assertividade de soluções de cidades inteligentes em um espaço urbano real, com experimentação e validação de tecnologias em benefício do bem-estar da população e geração de negócios. A realização é uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil(PTI-BR), a Itaipu BinacionalPrefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, com apoio da Copel e Inmetro. Este último entra como importante parceiro para o Programa, pois garantirá que as tecnologias testadas são seguras e eficazes para poderem ser replicadas em outros municípios do Brasil. 

Para garantir sua participação é preciso inscrever-se pelo formulário: https://bit.ly/meetupvilaainteligente. Atenção, seguindo os protocolos sanitários em prevenção ao Covid-19, as vagas são limitadas. Traga sua caneta, suas dúvidas e considerações para um bate-papo rico em conhecimento, e que agregará valor ao seu cotidiano! 

Programa Vila A Inteligente 

O Programa Vila A Inteligente é uma das ações do Acelera Foz, projeto interinstitucional que busca potencializar ações integradas e atrair investimentos para dinamização do ecossistema de inovação para fortalecimento e diversificação da economia de Foz do Iguaçu e região. Um ambiente Sandbox caracteriza-se como um espaço de experimentação para validação técnica e tecnológica de soluções para Cidades Inteligentes, incentivando a competitividade do mercado e favorecendo o surgimento e desenvolvimento de novos negócios. Para que um ambiente se torne local de teste Sandbox, é necessário que o poder público autorize a exploração de um determinado espaço da cidade. Por um tempo determinado as soluções tecnológicas poderão ser testadas, aprimoradas e regulamentadas de acordo com seu desempenho, sem sofrer impacto da legislação vigente.  

Kiko Sierich/ PTI

Agenda

Data: 22/11/2021 

Horário: 18h30 

Local: Barracão Happy Hour / Av. Silvio Américo Sasdelli, 1010 – Vila A, Foz do Iguaçu – PR, entrada principal.  

 

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter