EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Empresas do setor elétrico realizam testes na plataforma RTDS do Parque Tecnológico Itaipu

RTDS

Compartilhe este conteúdo:

Plataforma de simulação RTDS do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) é a segunda maior da América Latina. 

 

As empresas GI Energy e Chesf estão realizando uma série de testes no Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) utilizando o RTDS (Real Time Digital Simulator), uma plataforma digital de simulação de sistemas elétricos em tempo real. 

A GI Energy atua na prestação de serviços de construção, montagem de subestações e linhas de transmissão de alta-tensão nos setores de energia (geração, transmissão, distribuição) e na indústria. A Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) é concessionária de um dos maiores sistemas de geração e transmissão de energia elétrica do Brasil, especialmente na região nordeste do Brasil.  

As empresas buscaram o PTI-BR para desenvolvimento do Serviço Técnico Tecnológico (STT) para testes com a plataforma RTDS no sistema de proteção de barras da Subestação Campina Grande III, que é composto por 25 bay units e uma unidade central.  

De acordo com o engenheiro do Centro de Gestão Energética (GE.DT) do PTI-BR, Guilherme Justino explicou que “O objetivo da utilização da plataforma RTDS é colocar o sistema de proteção nas mesmas condições que ele estará submetido quando instalado em campo e, assim, realizar diversas perturbações como curtos-circuitos e verificar o desempenho do sistema de proteção”. 

 

Segundo maior da América Latina 

A infraestrutura de simulação do PTI recebeu, no ano passado, uma atualização por meio de um convênio com a Itaipu Binacional. Após o upgrade, o PTI-BR não só expandiu de forma significativa a capacidade da instalação original do simulador como o equipamento também passou a ser o segundo maior da América Latina.  

A atualização, além de permitir maior capacidade de processamento e uma representatividade mais fiel dos sistemas modelados, dando mais confiança aos resultados dos testes realizados, também possibilitou a ampliação do atendimento de demandas realizadas as demais empresas do setor elétrico. “A execução do STT com GI Energy e Chesf só foi possível devido a essa expansão. Com a nova plataforma de simulação o PTI-BR tem uma capacidade de executar novos ensaios, os quais demandam a validação de uma grande quantidade de equipamentos”, contou Guilherme. 

 

Expertise 

Um dos diferenciais que o Parque Tecnológico conta é a experiência e expertise da equipe, somada a infraestrutura e capacidade do RTDS. Segundo o gestor do GE, Tales Jahn, o desenvolvimento de todas as etapas do serviço é realizada sempre em conjunto com o cliente. “Durante os testes em laboratório, o centro oferece todo o suporte para a conexão dos equipamentos ao RTDS e executa os testes previstos conforme a solicitação. As etapas de delimitação de escopo, desenvolvimento do modelo, e definição da lista de eventos, são sempre apresentadas e definidas em conjunto com nossos clientes”, destacou.  

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter