Connecting education, research,

 

 

innovation and businesses

Parque Tecnológico Itaipu e Embrapa Soja realizam reunião de aproximação

Parque Tecnológico Itaipu e Embrapa Soja realizam reunião de aproximação

23/10/2020

Uma comitiva da Embrapa Soja - uma das unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - esteve no Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) nesta semana para uma reunião de aproximação entre as instituições. 

 

Durante o encontro na quarta-feira, 21 – que contou com a participação dos diretores do PTI-BR, General Eduardo Garrido (superintendente), Rodrigo Régis (negócios e inovação) e Rafael Deitos (técnico) -, os pesquisadores da Embrapa Soja apresentaram a proposta do IX Congresso Brasileiro de Soja/Mercosoja 2021, que será realizado entre os dias 28 de junho e 01 de julho, em Foz do Iguaçu. 

 

O Congresso Brasileiro de Soja/Mercosoja 2021 é um dos maiores eventos técnicos nacionais destinados a aprofundar sobre uma das principais commodities produzidas no País. Durante três dias, serão discutidos temas que envolvem a cadeia produtiva, os desafios, soluções e tendências do agronegócio da Soja no Brasil e no mundo. 

 

A equipe da Embrapa contou com a presença do pesquisador de Entomologia, Adeney de Freitas Bueno, do pesquisador de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, Adilson de Oliveira Júnior e o pesquisador de Sementes e Biotecnologia Fernando Henning.

 

 

 

Ponto de convergência entre as empresas, o agronegócio – temática de atuação definida no Planejamento Estratégico da Fundação PTI-BR – juntamente com Energia, Segurança de Infraestruturas Críticas e Turismo e Cidades, é um vetor crucial para o desenvolvimento econômico, geração de renda e progresso. 

 

O Parque Tecnológico tem buscado estabelecer parcerias com diferentes instituições para o desenvolvimento de inovação e tecnologia para o setor, seguindo as tendência da agricultura 4.0, especialmente na região Oeste do Paraná. 

 

O ecossistema do Parque conta ainda com empresas incubadas – que oferecem serviços e tecnologias para o segmento. Além disso, os centros de competência do PTI-BR possuem expertises em sistemas inteligentes, geoprocessamento, infraestrutura de dados espaciais, automação e energias renováveis, que proporcionam alto impacto em sistemas produtivos agrícolas, pecuários e agroindustriais.

 

Já a Embrapa Soja, com sede em Londrina (PR), é referência mundial no desenvolvimento de tecnologias para a cultura em regiões tropicais. Entre suas contribuições estão o desenvolvimento de cultivares adaptadas a regiões de baixas latitudes, o controle biológico de pragas, as técnicas de manejo e conservação do solo, entre outras. A unidade também é responsável pela pesquisa de girassol para todo o território nacional e pela pesquisa de trigo.