Conectando educación, pesquisa,

 

 

innovación y negocios

Baterías de Sodio

Baterías de Sodio

O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento em Baterias de Sódio é resultado da parceria entre a Itaipu Binacional, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos, tendo como objetivo principal o domínio da tecnologia de produção da bateria de sódio-níquel.

 

Para o desenvolvimento do projeto foram estruturados laboratórios no PTI equipe de pesquisadores e técnicos para atuar nas áreas de eletroquímica, engenharias de materiais, elétrica e eletrônica, mecânicas térmica e estrutural voltadas à tecnologia de baterias. Por meio de mecanismos de transferência de tecnologia, em parceria com um laboratório suíço com ampla experiência, já foram desenvolvidos dois protótipos de baterias dotados de inovações, tanto no design quanto nos processos produtivos.

 



A bateria
 

A tecnologia da bateria de sódio-níquel faz parte de uma classe de baterias conhecidas como bateria de sal fundido. O eletrólito é um material cerâmico, sendo os seus dois eletrodos constituídos de níquel e sódio. 

 

Vantagens da bateria de sódio-níquel:

 

  • alta densidade;
  • baixo custo da matéria-prima;
  • elevado ciclo de vida;
  • elevado nível de segurança;
  • materiais recicláveis.

 

Aplicações

 


A tecnologia de bateria de sódio-níquel pode ser utilizada em aplicações veiculares e armazenamento de energia, como sistemas ininterruptos de energia, eólicos, fotovoltaicos e de telecomunicações.
 


Parceiros: Itaipu, Cepel e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).