Conectando educación, pesquisa,

 

 

innovación y negocios

Ceape²

Centro de Estudios Avanzados en Protección de Estructuras Estratégicas (Ceape²)

Garantir a segurança, proteção e defesa de estruturas estratégicas por meio de pesquisas em soluções metodológicas, estruturais e sistêmicas é o objetivo do CEAPE². A atuação do Centro é baseada em quatro eixos estruturantes: Recursos Humanos; Cultura; Inteligência; e Ciência, Tecnologia e Inovação. 

 


Em 2016, foi aprovado um Protocolo de Intenções Mútua com a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Itaipu e Fundação PTI a fim de estabelecer intercâmbio e cooperação entre projetos nas áreas de segurança de estruturas estratégicas, segurança da informação e comunicações, segurança cibernética, tecnologia da informação e comunicação, eficiência energética, energias renováveis, engenharia, logística, segurança e sustentabilidade. 

 


A integração com o Exército Brasileiro, através do Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS), representou um marco importante para a FPTI e o CEAPE². As ferramentas apresentadas devem servir como base para diversas frentes usadas nas áreas de Desenvolvimento Territorial e Infraestruturas de TIC da FPTI. 

 


A Política de Segurança da Informação e Comunicações, elaborada para a FPTI, estabelece uma cultura de estímulo à adoção de novas medidas preventivas de segurança, sistematizando o tratamento de incidentes e agregando boas práticas ao modelo aplicado de gestão de riscos. 

 

 

Outras ações em 2016: 

 


- 7 palestras
- 8 participações em eventos
- 2 projetos de software executados
- 3 bolsas de pesquisa ativas
- 45 pessoas treinadas com conhecimentos de desenvolvimento de software seguro
- Workshop de Desenvolvimento de Software Seguro
- Painel de Software Seguro

 

Parceiros formais: Assessoria de Informações da Itaipu, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro.