Conectando educación, pesquisa,

 

 

innovación y negocios

Celtab

Centro Latino-americano de Tecnologías Abiertas (Celtab)

Tecnologias livres são um poderoso instrumento de Pesquisa e Desenvolvimento e potencial gerador de soluções para as necessidades da Itaipu Binacional, assim como insumo para a formação de novos empreendimentos.

 

A pesquisa em software livre é feita no Celtab visando a inovação. O conhecimento do Centro é difundido por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, acadêmicas, de pesquisa, de fomento e de produção. 

 

Em 2016, o Celtab formalizou um acordo de cooperação com a Linux Professional Institute - LPI, para o desenvolvimento de ações que fomentem a capacitação de profissionais em tecnologias open source na região. 
A fase inicial dessa parceria busca identificar, entre as escolas de ensino médio da região, instituições candidatas à capacitação para a certificação Linux Essentials, a primeira da carreira profissional. Todo o processo de capacitação deve estar associado a um projeto empreendedor, em que o estudante venha a conhecer um ou mais produtos em software livre que possa compor sua oferta de serviços para a região em que está inserido.

 

Nas instituições de ensino superior, o objetivo é introduzir tópicos das Certificações LPI fomentando a participação destes alunos nas certificações oferecidas.

 


Parceiros: Fundação PTI, Itaipu e Linux Professional Institute 

 

 

Ações em 2016
162 alunos da BP3, entre brasileiros e paraguaios treinados no uso de tecnologias livres em 2016 / 426 alunos treinados em 4 anos;
5 participações em eventos técnicos, como Campus Party, Latinoware, III WCTI em 2016;
1 curso de Scrum contratado em 2016; 
9 palestras em eventos, como Meditec e Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo – SIICUSP; 
5 projetos executados no período/23 em 4 anos;
5 projetos em execução;
12 bolsas ativas / 27 bolsas concedidas em 4 anos.