Conectando educación, pesquisa,

 

 

innovación y negocios

Itaipu e PTI promovem oficinas com alunos do Ensino Fundamental

Itaipu e PTI promovem oficinas com alunos do Ensino Fundamental

09/03/2020

A Divisão de Educação Ambiental e a área de Ciência e Educação, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por meio do convênio Educação Ambiental, Ciências e Sustentabilidade, iniciou na última semana as atividades continuadas do projeto Amigos do Refúgio e Ecomuseu, com alunos do Ensino Fundamental 1, das escolas do entorno dessas duas estruturas. O projeto prevê a realização de oficinas quinzenais, que abordarão temas como energia, água, sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento sustentável, ao longo de todo ano de 2020.

 

“O principal objetivo desses encontros é desenvolver nas crianças um senso de pertencimento a esses espaços e auxiliar no processo de formação integral dessas crianças. Além disso, as oficinas são realizadas de forma lúdica e criativa, abordando temas relacionados à missão da Itaipu, como, por exemplo, a geração de energia e a importância do cuidado com a água do reservatório”, disse Cíntia Bená Valoto, pedagoga da Divisão de Educação Ambiental.

 

Para o primeiro dia de atividades, o tema proposto foi relacionado a questões socioemocionais, como empatia, responsabilidade e trabalho em grupo, com o objetivo de aproximar mais os participantes, fazendo com que refletissem sobre a importância de cada um para o sucesso das oficinas. As crianças construíram um “Olho de Deus”, artesanato feito com barbante e palitos de churrasco, que no final foi entregue a um dos colegas de sala, como símbolo do compromisso de cada um.

 

“Nesse primeiro encontro, percebemos muito entusiasmo e empolgação pela participação no Projeto, desde o início as crianças já se sentiram à vontade, tanto no Ecomuseu quanto no Refúgio; estavam ansiosos em relação ao que fariam e nem perceberam o tempo passar. Esperamos que os resultados sejam significativos e que possamos colaborar para o desenvolvimento de cada um deles”, disse Janaína Matinc Claro, facilitadora da oficina, do Ciência e Educação.

 

As oficinas seguem até o final do segundo semestre, e o encerramento será com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos no evento FIciências Kids, previsto para acontecer entre os meses de outubro /novembro.