Conectando educación, pesquisa,

 

 

innovación y negocios

PTI inclui Sistema Eletrônico de Licitações ao portfólio de soluções do Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes

PTI inclui Sistema Eletrônico de Licitações ao portfólio de soluções do Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes

30/01/2020

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) assinou, na tarde desta quinta-feira, 30, um protocolo de intenções visando a cooperação técnica com a empresa Selcorp Licitações, para demonstração de um Sistema Eletrônico de Licitações voltado para instituições públicas.

 

A tecnologia ficará disponível no Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes, localizado no PTI, e irá integrar a vitrine de soluções inovadoras que os gestores públicos podem ter acesso visando o melhor direcionamento dos investimentos a serem feitos em benefício dos municípios.

 

Um dos diferenciais deste sistema é a utilização de linguagem acessível e design intuitivo que permite a melhor experiência ao usuário. Além disso, a equipe da Selcorp oferece capacitação presencial para os órgãos que aderirem a ferramenta. A ideia, é modernizar as estruturas de aquisições dos órgãos públicos de forma prática e confiável, garantindo a transparência dos processos.

 

Segundo o diretor superintendente do Parque Tecnológico, Eduardo Garrido, acrescentar essa iniciativa ao ecossistema do PTI é de grande importância “pois coloca à disposição dos gestores públicos uma opção moderna de gerenciamento e otimização dos recursos públicos”.

 

Já o diretor executivo da Selcorp, Marcelo Alves da Silva, destacou que a estrutura fornecida pelo Parque Tecnológico para abrigar diferentes iniciativas faz toda a diferença na disseminação e acesso às inovações, uma vez que boa parte das prefeituras enfrentam dificuldades quando se trata de buscar novas ferramentas de administração pública.

 

“O Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes permite encurtar o caminho entre os gestores e as tecnologias aqui expostas. Isso faz com que a adesão aconteça de forma mais dinâmica e eficiente”, explicou Marcelo Alves.

 

 

Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes

 

Instalado nas dependências do PTI, o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes é resultado de uma parceria com a a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O Espaço reúne uma série de recursos capazes de tornar os municípios mais seguros, inteligentes e sustentáveis.

 

Entre os produtos apresentados estão soluções para setores como a iluminação pública, a segurança, o compartilhamento de carros e bicicletas e na adaptação de espaços às condições ambientais e climáticas.

 

Profissionais de diferentes setores da gestão pública podem visitar o local, conhecer os projetos e avaliar a aderência das iniciativas em seus municípios.