Conectando educación, pesquisa,

 

 

innovación y negocios

Fomento a la Pesquisa

Fomento a la Pesquisa

A FPTI, em colaboração com a Itaipu Binacional, universidades e agentes de fomento, apoia, continuamente, a produção científica e tecnológica por meio da concessão de bolsas e fomento às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

 

 

No ano de 2016, foram concedidas 225 novas bolsas em diversas modalidades. Isso significou um investimento de cerca de R$ 1.565.645 na formação continuada de pessoas, principal objetivo da estratégia de apoio e fomento.

 

 

 

Modalidade Número de bolsas
Meritum 8
Iniciação Científica 12
Mestrado 6
Doutorado 1
Pós-Doutorado 2
Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DTI) 23
Inovação Tecnológica e Inovação 34
Tutoria 121
Iniciação à Docência  15
Apoio à Docência 3
Total 225

 

 

Antena Territorial Tecnológica

 

 

Para fazer frente à crescente demanda por informação tecnológica no território, a FPTI está implementando a Antena Territorial Tecnológica (ATT) para oferecer informações estruturadas em boletins e informativos para temáticas de interesse do território e do Sistema Regional de Inovação (SRI). 

 

 

Inspirada nas boas práticas de vigilância e inteligência estratégica do Ministério de Ciencia, Tecnologia e Innovación Productiva da Argentina, a FPTI em parceria com diversos atores do PTI e do território, estará  consolidando a ATT de modo a prover estudos e informações estratégicas para a tomada de decisão, auxiliando instituições públicas e privadas na definição de novos projetos e investimentos, identificando potencialidades de mercado, negócios e oportunidades que contribuam com o desenvolvimento do território.

 

 

Para tanto, no ano de 2016, iniciaram as capacitações e workshops de sensibilização sobre a ATT e sobre as demandas de estudos e temáticas prioritárias de atuação bem como a estruturação da rede de cooperação com universidades, cooperativas, associações, instituições privadas e públicas.