Conectando educación, pesquisa,

 

 

innovación y negocios

Universidades

Universidades

No PTI estão instaladas três instituições de ensino superior: o Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); o Polo Presencial Darcy Ribeiro da Universidade Aberta do Brasil (UAB); e alguns dos cursos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

 

UNIOESTE

 

A Unioeste foi umas das principais impulsionadoras da criação do PTI e a primeira instituição de ensino superior a se instalar no Parque, com o seu Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE), que conta com os cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Matemática e com um curso de Mestrado em Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos. No PTI, os acadêmicos têm a oportunidade de interagir com profissionais de Itaipu e participar de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), promovidos pela Fundação PTI e parceiros.

 

 

UNILA

 

Criada em 2010, a Unila tem como missão institucional formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina e Caribe. Parte dos cursos da universidade estão instalados no PTI. No ano de 2016, o PTI sediou 18 cursos de graduação e 4 cursos de especialização stricto sensu (mestrado) da Unila. A universidade reúne docentes de 15 países, com representantes da América Latina, Europa, Ásia e África. Alunos de 17 países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, El Salvador, Haiti, Costa Rica, Panamá, Cuba, República Dominicana e Guatemala.

 

Alunos matriculados em 2016 – 3.013, sendo 1.724 alunos do campus do PTI

Alunos formados pela Unila em 2016 – 260

 

 

UAB

 

O Sistema UAB é um programa do Ministério da Educação (MEC) que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos de graduação e de especialização lato sensu, por meio da educação a distância. Atendendo a um edital lançado em 2007, o PTI, em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, passou a sediar um dos 291 polos de apoio presencial do sistema UAB, expandindo a educação pública superior na região. Em 2016, a UAB contou com 2 cursos pós-médio, 3 cursos de graduação e 5 de especialização, ofertados por oito instituições federais e estaduais.

 

465 vagas ativas em 2016
251 alunos formados pela UAB em 2016, sendo 52 alunos na graduação e 199 alunos na pós-graduação
2.584 alunos formados desde que a UAB foi inaugurada no PTI

 

Em 2016, a UAB contou com cursos ofertados pelas seguintes instituições: Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Santa Catarina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual do Centro-Oeste e Universidade Federal de Itajubá-MG.