EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Escola Internacional para Sustentabilidade, do PTI-BR e da Itaipu, lança série de Podcasts em alusão ao Dia Mundial da Árvore 2021

Alexandre Marchetti/ Itaipu Binacional

Compartilhe este conteúdo:

Os conteúdos contam com a participação de especialistas de alto nível que abordam temáticas de conservação, restauração e a marca de 24 milhões de árvores plantadas pela Itaipu na Mata Atlântica.

Durante o mês de setembro, a Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS), iniciativa educacional da Itaipu Binacional em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), lançou uma série de três episódios especiais do Podcast Diálogos Sustentáveis em alusão ao Dia Mundial da Árvore, comemorado no último dia 21.

Os conteúdos em áudio – que estão disponíveis no Youtube e no Spotify – contam com a participação de especialistas que atuam nas ações de restauração e conservação desenvolvidas em áreas protegidas na margem brasileira da hidrelétrica.

O episódio de estreia aborda a temática “sequestro de carbono” trazendo a participação do engenheiro civil Anderson Braga, um dos responsáveis pela elaboração do inventário anual de emissões e fixações de Gases de Efeito Estufa (GEEs) da Itaipu. O engenheiro explicou a importância desse processo para o planeta, a relação das árvores com as questões climáticas mundiais e como o inventário da binacional contribuiu para o setor elétrico nacional.

Já a iniciativa inédita “1ª Unidade de Gestão Decentralizada da reserva da biosfera no mundo” foi o tema do segundo episódio, com o engenheiro florestal da Itaipu, Luis Cesar. “A UGD da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (UGD RBMA Itaipu) vem como uma proposta de gestão participativa que reúne diversas instituições interessadas no território e que vão trabalhar de forma coordenada, pensando estrategicamente e agindo como uma reserva da biosfera”, detalhou Luis.


Para fechar com chave de ouro, o tema abordado no último episódio, lançado no Dia Mundial da Árvore, foi a marca histórica que Itaipu está prestes a conquistar: 24 milhões de árvores plantadas na Mata Atlântica. O técnico florestal, Edson Zanlorenzi e a engenheira florestal, Veridiana Pereira, compartilharam suas experiências de atuação com as ações de restauração e conservação da biodiversidade que contribuíram para que a binacional alcançasse esse verdadeiro legado verde que deve ficar para as futuras gerações dos municípios lindeiros ao reservatório.

Todos os episódios estão disponíveis na plataforma Spotify e no YouTube. Ouça e compartilhe!

Sobre o Diálogos Sustentáveis

O Podcast Diálogos Sustentáveis é produzido e apresentado pela equipe da Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS), com apoio da Comunicação Institucional do PTI. Os temas abordados nos episódios permeiam entre os assuntos sustentabilidade, energia, água, território e meio ambiente, sempre contando com a participação de entrevistados de alto nível. Além da abordagem sobre questões globais de sustentabilidade, o Podcast faz uma imersão no universo sustentável do território de abrangência da Itaipu, onde é possível conhecer detalhadamente os assuntos tratados sob os ângulos de especialistas e personagens diretamente envolvidos.

Disponível nas plataformas Spotify e YouTube. Venha conhecer!

Acompanhe as novidades da EIS no Instagram!

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter