EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

ESG no agronegócio: soluções tecnológicas do PTI podem apoiar a sustentabilidade do setor

Compartilhe este conteúdo:

Técnicos dos centros de competências do Parque Tecnológico falam sobre temáticas atuais e relevantes para o setor do agronegócio. 

Mesmo antes do lançamento oficial, o Espaço Impulso já está servindo como palco para a sinergia entre profissionais e empresas. Nesta quarta-feira (9), técnicos do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) apresentaram uma série de soluções tecnológicas e tendências de mercado com foco no desenvolvimento sustentável do agronegócio, durante a programação das talk sessions, promovidas no espaço. Garantir a alta produtividade, competitividade e segurança alimentar, em consonância com a gestão responsável dos recursos naturais estão entre os principais desafios do agronegócio.  

Para que esses resultados sejam alcançados, a tecnologia é uma grande aliada, conforme demonstrou o analista ambiental do centro de Inteligência e Gestão Territorial do PTI, Cássio Wandscheer, que trouxe um portfólio de soluções com foco no levantamento e gestão de dados que, após analisados, são transformados em informações úteis, possibilitam a “leitura” de uma região e seus potenciais produtivos. 

 “Hoje, quando falamos sobre Business Intelligence, podemos dizer que os dados são nossos melhores ativos para a tomada de decisão. No agronegócio não é diferente. Quando a gente consegue visualizar um território, seja por imagens de satélite, drones ou até in loco, por exemplo, é possível subsidiar as melhores decisões para as diferentes cadeias produtivas do agro”, explicou Cássio.  

A preocupação com os três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental) deram o tom na talk ancorada pela analista educacional Angela Tischner e pela jornalista Poliana Corrêa, também do inteligência e gestão, que abordaram a temática de ESG (sigla em inglês para environmental, social and governance) aplicada ao agro, contextualizando o cenário do mercado mundial, como fundos de investimentos beneficiam empresas comprometidas com essas boas práticas e como o perfil dos consumidores influenciam nesse completamento mercadológico. 

A pauta ESG ganhou os holofotes no Brasil recentemente, mas no cenário mundial já está bastante consolidada. “A sustentabilidade, nesse contexto, garante a produtividade do agro para esta e para as futuras gerações. Os benefícios para empresas e produtores são inúmeros”, enfatizou Poliana durante o bate papo com os presentes.  

Os talk sessions continuam hoje, na quinta-feira (10), desta vez falando sobre IoT no agro e prototipações Smart Farm.  

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter