EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

ExoHUB CITA amplia ecossistema de inovação e tecnologia

1 exohub cita reune empresas ancoras e parcerias estrategicas foto roberto lemos

Compartilhe este conteúdo:

Localizado no prédio da ACIFI, complexo impulsiona o desenvolvimento empreendedor e de negócios de Foz do Iguaçu e região.

O Centro de Inovação e Tecnologia ACIFI iniciará 2023 pronto para decolar. Ainda que sua inauguração tenha acontecido há apenas um mês, já conectou a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e o exoHUB. Então, juntos, já atraíram empresas-âncoras e várias marcas para um ambiente único na região. Mas o que é HUB? É um lugar físico e virtual onde as pessoas podem ter acesso a contatos, investidores, mentores e fornecedores. Portanto, além da infraestrutura física e on-line completa, o local respira inovação, buscando fornecer ferramentas para o desenvolvimento empreendedor e de negócios. O exoHUB CITA inicia trazendo na bagagem a expertise da exoHUB, uma rede física e comunidade digital de inovação presente em seis estados. Sua metodologia funciona como um acelerador para empresas que desejem participar de uma rede de negócios por meio de três pilares: networking, conhecimento e investimento.Além disso, foca em projetos na área de inovação, nas verticais de transformação digital, saúde, comércio exterior e logística. Ele conectará, por meio de metodologia única, um ecossistema maduro, expert em gerar novos modelos de negócios e potencializar grandes resultados.Por estar localizado no segundo andar do Centro Integrado de Desenvolvimento Regional, o exoHUB CITA possui contato direto com mais de 20 instituições da iniciativa e poder público que são referências em suas áreas dentro da economia na região trinacional. Logo, além de acelerar empresas, o complexo funciona como um acelerador de instituições que pretendam participar de uma rede de negócios. Também oferece programas de inovação aberta e possibilita a aceleração, internacionalização e conexão entre startups.

TOTVS, Cibiogás e H2O Innovation são as primeiras empresas-âncoras

O exoHUB CITA nasce como endereço onde grandes empresas encontram conexão à tecnologia, educação do futuro, startups. Além disso, também há um framework de inovação aberta integrado ao ecossistema do Centro Integrado de Desenvolvimento Regional, afirma o diretor de Expansão da exoHUB, Michel Costa.O ambiente já possui três empresas-âncoras, entre elas a TOTVS, gigante da tecnologia na América Latina. Essa possui um portfólio completo de sistemas, serviços financeiros e soluções de business performance, para gestão de empresas de 12 segmentos de mercado. Outras âncoras são o Cibiogás Energias Renováveis (instituição de ciência e tecnologia com inovação, dedicada ao desenvolvimento do biogás como recurso energético limpo e competitivo) e o H2O Innovation (referência como empresa completa de soluções inovadoras em água).Além das três âncoras, o complexo mantém parceria estratégica com o Sebrae Paraná, com nove empresas residentes, três redes de investidores, mais de 20 parceiros institucionais e ainda integra uma rede composta por hubs alocados em 11 unidades (presentes em 10 cidades de seis estados).

HUB é uma conquista de diferentes gestões da ACIFI

A criação de um Centro de Inovação e Tecnologia é um sonho antigo da ACIFI. E, logo ganhou força na gestão do presidente Faisal Ismail (2018 a 2022). Com a inauguração do Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (CID), fortaleceu-se a ideia de formatar na prática um ambiente fértil de negócios. A proposta foi então concretizada agora com Danilo Vendruscolo à frente da presidência da ACIFI.O diretor-superintendente da Fundação PTI-BR, Eduardo Castanheira Garrido Alves, destacou que a criação do exoHUB CITA reforça o compromisso do Parque Tecnológico Itaipu para levar soluções ao mercado e “ao mesmo tempo incentivar o empreendedorismo, transformando Foz do Iguaçu em referência em tecnologia e inovação”.Por fim, Vendrusculo afirma que o exoHUB CITA é um espaço localizado estrategicamente no centro da cidade, em um complexo que já abriga instituições da iniciativa privada e do poder público. “Juntos, vamos atrair novos investidores e diversificar a economia do município. E, assim, tornar a cidade referência em inovação e empreendedorismo em segmentos fundamentais para o desenvolvimento”, ressalta o dirigente.

Fonte: Imprensa ACIFI
EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter