EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Exohub CITA é inaugurado na ACIFI e fortalece o empreendedorismo na cidade

inauguração exohub

Compartilhe este conteúdo:

Parque Tecnológico Itaipu – BRASIL (PTI-BR), junto à Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) e ao ExoHub inauguram, nessa quinta-feira (24), o Centro de Inovação e Tecnologia ACIFI, ou seja, o Exohub CITA.  

Um Hub de inovação concentra, principalmente, oportunidades de conexões entre pessoas, empresas e universidades, tendo a missão de transformar um ambiente físico, fornecendo ferramentas necessárias para o desenvolvimento do empreendedor e seus negócios. No caso do Exohub CITA, esses resultados serão alcançados com a união de três pilares: investimento, conhecimento e networking. Nesse ecossistema, será possível validar e consolidar programas, produtos e serviços resultantes de inovação aberta e investimentos.  

O evento se concentra na promoção do Exohub CITA, destacando os pilares estratégicos e os eixos de atuação regional, especialmente, os atores do Centro Integrado de Desenvolvimento Regional. E estiveram presentes representantes da Prefeitura e da Câmara de vereadores de Foz do Iguaçu. Além do presidente da ACIFI, alguns representantes do SICOOB, da FACIAP, do CODEFOZ e de diversas entidades representativas de Foz do Iguaçu, totalizando aproximadamente 100 convidados. 

Parcerias em busca da inovação 

O espaço terá como objetivo a promoção de inovações focadas nas verticais de transformação digital, saúde, comércio exterior e logística. Além disso, esse novo Hub de inovação e tecnologia de Foz do Iguaçu conectará todo um ecossistema de especialistas em gerar negócios e potencializar resultados.  De acordo com o diretor de negócios e inovação do PTI-BR, Rodrigo Regis, “a gente busca mudança. E para mudar é necessário sonhar e ousar realizar esse sonho. Assim, acreditamos que a inovação é o melhor caminho para atingirmos esse objetivo”. 

O diferencial do Exohub CITA será sua metodologia única, que irá acelerar empresas e instituições que buscam network, inovação aberta e internacionalização. Mas, não menos importante, também oferecerá acesso ao mercado de corporate venture capital. Em relação a isso, Michel Costa afirma que “a nossa ideia, dentro do Exohub CITA, é poder oferecer, não só a conexão entre grandes corporações e startups, mas também recursos necessários, por meio de fundos de investimento, investimento anjo, corporate venture capital e nossas venture builders que poderão suportar o financiamento desses projetos. Então, um ecossistema de inovação maduro, que gera resultados, também é composto pelo capital privado que investe em boas ideias, transformando-as em realidade, escalando-as em nível global”. 

Nesse sentido, Danilo Vendrusculo, presidente da ACIFI, acredita que “A cultura da inovação está cada vez mais presentes nos mais diferentes segmentos da economia iguaçuense. Com o Exohub CITA, teremos um espaço localizado estrategicamente em um complexo que abriga instituições da iniciativa privada e poder público no centro da cidade. Juntos, vamos atrair novos investidores e diversificar a economia do município. E, assim, tornar a cidade referência em inovação e empreendedorismo em segmentos fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu”. 

Inauguração do Exohub CITA 

Às 14h já havia chegado uma grande parte dos convidados. Estiveram por algum tempo fazendo conexões e atualizando as informações, antes do início da cerimônia. Logo começaram as falas dos representantes do Exohub, Michel Costa, da ACIFI, Danilo Vendruscolo e do PTI-BR, Rodrigo Regis. Esse falou sobre o sucesso da inauguração do espaço e como ele foi planejado. 

“Ter sucesso é saber que pelo menos uma pessoa respirou melhor, porque você existiu. O que estamos realizando aqui, ao longo desses dois anos e meio de construção, vai mudar a vida de pessoas. Foi nessa mesma sala que, durante a pandemia, lançamos o programa Acelera Foz, pelo qual começamos a trabalhar a união entre a necessidade das empresas, com a capacidade dos estudantes, oferecendo bolsas, inclusive com o apoio da Itaipu Binacional”, afirmou Rodrigo Regis, diretor de negócios e inovação do PTI.  

Portanto, esse novo Hub criará oportunidades para concretizar os projetos planejados em conjunto pelas instituições parceiras, e pelas mantenedoras Cibiogás, H2O e Totvs. E, ainda, possibilitará a execução dos eventos que movimentam a agenda do ecossistema de inovação do oeste do Paraná. Nove empresas já são residentes desse espaço. 

O evento continuou com a assinatura do termo de cooperação entre as empresas envolvidas. Depois os representantes registraram o momento com fotos oficiais e, enfim, foi oferecido um coquetel para os convidados que puderam assistir ao jogo do Brasil pela Copa do Mundo 2022. 

Veja abaixo o espaço Exohub CITA e imagens do evento: 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter