EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Grupo Fienile busca desenvolver a Terceira Safra no Oeste do Paraná

grupo fienile irriluce

Compartilhe este conteúdo:

A tecnologia de Suplementação Luminosa Outdoor, Irriluce, resultou da parceria entre o Grupo Fienile e o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR) e também busca aprimorar a produção na safra de verão e na safrinha.  

Agricultores de Cascavel e região participaram na última quarta, 21, do lançamento da Tecnologia criada pelo Grupo Fienile, a Irriluce, no espaço do Show Rural.  Primeiramente, os participantes assistiram a uma palestra realizada pelo CEO do Grupo Fienile, Gustavo Grossi. Na sequência, fizeram uma visitação ao projeto piloto instalado no Parque de Exposições do Show Rural. Naquela oportunidade foi possível visualizar a suplementação luminosa instalada no pivô de irrigação e no pivô para área sequeira, na extensão das duas áreas de plantio, de 2.100m2 e de 2.300m2, logo na entrada, por onde os visitantes têm acesso ao Parque, em dias de evento. 

O agricultor de Cascavel, Rogério Gerard, esteve presente a convite da Coopavel. Ele cultiva soja, milho e trigo, e ainda não tinha ouvido falar sobre a Tecnologia Irriluce, que o deixou impressionado. De acordo com ele, “é algo diferente que nunca tinha visto e as tecnologias são muito bem-vindas. Principalmente, quando trazem a possibilidade de aumentar a produção sem aumentar a quantidade de terra”. 

Por outro lado, o agricultor Erasmo Gabiatti de São Miguel do Oeste já havia pesquisado, e muito, sobre a Tecnologia Irriluce e o Grupo Fienile. Teve a oportunidade, portanto, de estar presente para ver o funcionamento da tecnologia de suplementação luminosa. “Eu já vou me tornar cliente, mas eles ainda não sabem”, comentou o agricultor, que pretende melhorar a sua produção de pasto. 

O papel do Grupo Fienile na agricultura 

A agricultura presente na região Oeste do Paraná é marcada pelas culturas de soja, milho e feijão, sendo uma safra realizada no início de cada ano e outra, a safrinha, cerca de quatro meses depois. Mas o Grupo Fienile, em parceria com o Espaço Impulso e, por meio da Tecnologia Irriluce de Suplementação Luminosa Outdoor, busca desenvolver resultados que possam levar à Terceira Safra na região: a safra de inverno, com a cultura do trigo. Gustavo Grossi afirma que essa safra será muito importante para a região, pois “traz rentabilidade, melhora a estrutura do solo, a qualidade do produto, em conjunto a tecnologias que vão assessorar a nutrição, o solo, a parte hídrica, estrutural, biológica e o manejo fitossanitário”. 

Nas áreas de plantio no parque de exposições serão alternados os cultivos, de acordo com o momento de cada safra, incluindo a nova, de trigo. Os espaços serão divididos em três níveis de tecnologia, que são: o primeiro com a Tecnologia Irriluce, irrigação d’água e o conjunto de tecnologias e manejo. O segundo também terá a Tecnologia Irriluce e os respectivos conjuntos de tecnologias e manejo, porém não haverá irrigação d’água. Ou seja, contará somente com a precipitação da região. Por fim, o terceiro espaço, um campo testemunha sem modificações feitas pelo Grupo Fienile, mas sim as tecnologias utilizadas pelo agricultor. 

O projeto piloto utiliza a estrutura do Espaço Impulso, em Cascavel. Os primeiros resultados da produção com a utilização da Tecnologia Irriluce poderão ser conferidos na próxima edição do Show Rural, entre 06 a 10 de fevereiro de 2023. 

Parceria com o PTI para o desenvolvimento do agronegócio 

Para Regean Gomes, gerente do Centro de Empreendedorismo do PTI, o projeto vem ao encontro dessa expectativa de se conectar a empresas de tecnologias do agronegócio, para fazer a diferença nesse ramo. “A gente está apostando no Grupo Fienile como grande parceiro de desenvolvimento tecnológico e de negócio. Isso, porque, como nós, a Fienile entende que, para poder promover a transformação no Agronegócio e levar mais longe a tecnologia, precisamos superar barreiras culturais, de mão-de-obra, recursos, investimentos entre outros. Esse projeto materializa tanto para o agricultor quanto para as cooperativas a acessibilidade da tecnologia para todos: pequeno, médio e grande agricultor”, enfatiza. 

O gerente do Centro de Tecnologias Abertas e IOT, Willbur Souza, explica como funciona a parceria com o PTI do ponto de vista técnico: “vamos trazer mais inteligência à fantástica estrutura já existente. Por exemplo, informar ao produtor se uma luz apagou, se aconteceu algum problema em relação à irrigação, ou à estrutura elétrica. Sensores instalados na estrutura do pivô, estarão conectados a uma plataforma, assim, o produtor terá acesso virtual às informações. O que queremos trazer é mais comodidade ao produtor que, mesmo distante, poderá monitorar sua produção. Sobretudo a partir da análise de gráficos do nível de água, medição de energia elétrica, avisos de falha de iluminação, entre outros dados”.

De acordo com Willbur, o PTI vai criar um produto robusto e consolidado com linha de crédito específico que refletirá no preço do produto. Assim, o valor que o agricultor paga terá conexão com a geração de crédito de carbono, por exemplo.  

Espaço Impulso: validação e vitrine de tecnologias para o agro 

Regean Gomes, por sua vez, explica que esse ambiente que o PTI está estruturando, em parceria com a Coopavel, por meio do espaço impulso, tem o objetivo de validar e demonstrar tecnologias. E o que acontecerá até o momento do Show Rural, o evento de lançamento da Irriluce, é a coleta de dados. Esses serão impressindíveis para demonstrar o ganho de eficiência energética, de água, o aumento de produtividade e outros indicadores importantes para que essa tecnologia possa ter uma aceitação pela agroindústria.

“E com ela funcionando aqui diariamente a gente dá acesso ao produtor para se conectar com a tecnologia que está aqui, em Cascavel. Não temos dúvidas de que os resultados serão positivos. Nossa expectativa é ter uma estrutura com PTI e Grupo Fienile para colocar esse produto no mercado. Assim, a gente poderá escalar esse produto em amplitude nacional” detalha Willbur. 

Espera-se que, quando os agricultores estiverem no espaço Impulso, possam receber indicações sobre a melhor forma de adquirir essa tecnologia. Dessa forma, o Parque Tecnológico cumpre a missão de levar tecnologia pro campo. E, ainda, de maneira indireta, gerar emprego, renda, produzir mais alimentos, com mais qualidade. Afinal, este é o grande propósito do Espaço Impulso: ser um ambiente de conexão de empresas, universidades, cooperativas e agricultores buscando melhorias no campo, melhorias de projeto, mais tecnologias, mais negócio, mais inovação. 

E, afinal, o que é a Irriluce? 

A Tecnologia Irriluce consiste na junção de tecnologias com a utilização de módulos led acoplados ao pivô de irrigação para suplementar luz e criar estímulos nas plantas. Além desse há também o pivô que não irriga água – um lançamento do Grupo Fienile para áreas sequeiras do Brasil.  

As luzes que iluminam a lavoura à noite promovem um verdadeiro espetáculo e encantamento. Mas o produtor investidor é orientado sobre a necessidade do conjunto tecnológico agronômico, técnico e científico para o sucesso da Suplementação Luminosa. Ou seja, todo o trabalho está atrelado a um aparato tecnológico desde o pivô à utilização da vazão d’água, nutrição de solo, recuperação de estrutura de solo, manejo ligado a tecnologias como remineralizadores de solo, entre outras.  

Isso sem falar nas pesquisas realizadas durante o processo, uma vez que o investimento na Tecnologia Irriluce também inclui estar disposto a contribuir com a pesquisa, receber pesquisadores nas propriedades para avaliar o desenvolvimento do projeto e validar resultados, pelo menos nos três primeiros anos. “É importante ressaltar que o agricultor verá os resultados no decorrer dos três primeiros anos. Devido aos resultados das ações de manejo sugeridas pelo Grupo Fienile, além do aumento de produtividade, tem se observado em nossos projetos um aumento na qualidade do produto e também uma redução de uso de água e de energia. Esse trabalho, acompanhado através das análises, demonstrou ainda o aumento de sequestro de carbono, devido ao aumento da biomassa”, finaliza Gustavo Grossi. 

Veja as imagens da tecnologia Irriluce, criada pelo Grupo Fienile, com apoio da Coopavel e o Parque Tecnológico Itaipu:
EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter