EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Incubadora do PTI-BR recebe certificado Cerne 4 e apresenta nova metodologia de incubação durante a 32ª Conferência Anprotec

incubadora santos dumont recebe cerne 4

Compartilhe este conteúdo:

A entrega da certificação evidencia que a Santos Dumont, incubadora do PTI-BR, alcançou maturidade suficiente para consolidar seu sistema de gestão da inovação.

Na segunda semana de dezembro, parte da equipe do Centro de Empreendedorismo do Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) voltou de Salvador (BA) com um importante resultado em mãos: o certificado que atesta o mais alto selo de maturidade na gestão de incubadoras: a certificação Cerne 4, entregue pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), durante a 32ª conferência realizada pela Associação. O resultado já havia sido revelado simbolicamente em julho desse ano, de forma virtual.

O reconhecimento consolidou a atuação do programa de incubação do PTI-BR, sendo o primeiro no Paraná a receber a certificação Cerne 4; no Brasil, somente quatro incubadoras já alcançaram esse resultado.

Durante o Workshop Cerne, que integrou a programação do evento, os analistas de negócios do PTI, Ederson Melo e Wilmar Ribeiro, apresentaram a trajetória da Santos Dumont e destacaram que a conquista da certificação é resultado de uma série de iniciativas que, como explicou Wilmar, vão “desde as ações do hub de Smart Cities e o de agronegócio, conectando todos os atores da região oeste do Paraná e compartilhando as iniciativas”.

Santos Dumont, a incubadora do PTI-BR

A Incubadora de empresas do PTI foi criada em 2006 e, desde então, vem desenvolvendo um papel fundamental na aceleração e desenvolvimento de novos negócios no ecossistema de inovação do Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, movimentando a economia e o empreendedorismo inovador em Foz do Iguaçu e região. Atualmente, a incubadora conta com 72 empresas em seu portfólio, gerando 379 empregos diretos e faturamento de 49,6 milhões em 2021, além de contar com parceiros estratégicos do setor público e privado para iniciativas de inovação aberta.

Ainda durante a programação da Conferência, o diretor de negócios e inovação do PTI-BR, Rodrigo Régis, apresentou as iniciativas da instituição em prol do desenvolvimento econômico e geração de bem-estar para a sociedade. Régis destacou, ainda, que a diversificação da economia com o incentivo à criação de novos negócios é essencial para o enfrentamento de situações adversas, citando o Programa Acelera Foz – que reúne diversos atores municipais, incluindo o Parque Tecnológico Itaipu-BR, como exemplo de inovação que deu certo durante o período de enfrentamento aos desafios econômicos impostos pela pandemia de Covid-19.

“Concentramos nossos esforços em setores que foram menos afetados pela crise, como agronegócio e energia, focando em tendências tecnológicas e trabalhando fortemente com a diversificação de produtos e serviços através do empreendedorismo na região”, detalhou.

Nova metodologia de incubação – Cerne 4

Outra novidade anunciada, durante o evento, foi a apresentação do artigo “Do avião de papel ao foguete: a nova metodologia de incubação e aceleração da Incubadora Santos Dumont do Parque Tecnológico Itaipu”, de autoria dos analistas de negócios, Gabriel Caus e Wilmar Ribeiro, que determina as próximas diretrizes para quem está buscando uma oportunidade para tirar sua ideia do papel e participar dos próximos editais da instituição.

Entre as principais atualizações estão a definição dos requisitos de entrada e saída de cada fase, o descritivo de cada etapa, o direcionamento do foco do analista de negócios e a disponibilização de ferramentas e frameworks de trabalho. Essas alterações permitiram a melhor distribuição das etapas que cada empreendimento irá passar, o aumento da qualidade dos serviços prestados e a separação do processo de incubação e aceleração.

Sobre a 32ª conferência Anprotec

A Conferência Anprotec trata-se de um grande encontro de ambientes de inovação que acontece anualmente, com o objetivo de promover temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação. O evento já aconteceu em mais de 15 cidades ao redor do País.

A edição de 2022 aconteceu entre os dias 5 e 7 de dezembro, com o tema “200 Anos de Independência: Inovação e Tecnologia no Brasil”. Durante o evento os participantes abordaram a história e o contexto imprescindíveis para a criação de uma identidade brasileira no cenário de Tecnologia e Inovação, desde a independência do país até a atualidade. Além disso, também trataram dos próximos passos, oportunidades e desafios para o setor tecnológico.

Veja as imagens da 32ª Anprotec, em Salvador/BA:
EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter